ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17/11/2025
Expansão exige precisão cirúrgica
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 16/06/2020
De modo geral, o varejo alimentar não recuou dos planos de expansão que já estavam definidos para este ano. A maioria apenas reduziu a velocidade por acreditar que novos investimentos requerem uma análise mais profunda em razão do complexo cenário econômico, sobre o qual ainda são poucas as certezas.
[noticiasRelacionadas]
A rede paranaense Condor , 54 lojas, pretende concluir os projetos de expansão que estavam em andamento, todos com documentação já aprovada. Mas antes de traçar os próximos passos, a empresa vai procurar entender de forma mais clara o impacto da pandemia da Covid-19 nos negócios, a proporção de queda do PIB em 2020, estimativas para a economia no ano que vem, índices de desemprego e volume de falências de empresas no País. O tamanho real da crise influenciará as próximas decisões sobre expansão, conforme explica Pedro Joanir Zonta, presidente da rede.
No interior paulista, o Savegnago inaugurou recentemente duas unidades em Campinas, grande polo econômico e cidade mais populosa da região, na qual a varejista ainda não operava. Também está prestes a reinaugurar duas lojas adquiridas da rede Sempre Vale , em Araraquara e Limeira.
O Mundial Mix , 25 lojas em Santa Catarina, prevê a volta das inaugurações no segundo semestre. Já o Mercadinhos São Luiz (CE) manterá o planejamento de três unidades até o fim do ano. Duas delas serão em Fortaleza e outra em Juazeiro, no interior do Estado, como conta Severino Ramalho Neto, diretor-presidente da rede.
“Desaceleramos um pouco o ritmo, mas seguimos confiantes, mesmo com tantas incertezas. Neste momento, o principal é o caixa ser preservado”
JULIO CESAR LOHN
Diretor Comercial do Grupo Mundial Mix (SC), 25 lojas, e Presidente Executivo da Rede Brasil de Supermercados
“O momento atual não será o momento futuro. Teremos desafios grandes. A crise é sanitária, mas vai trazer a econômica, de maneira forte. Vamos ter que encaixar nossos planos e estratégias ao que vem pela frente”
SEVERINO RAMALHO NETO
Diretor-presidente do Mercadinhos São Luiz (CE), 21 lojas
Esta matéria integra reportagem especial de SA Varejo sobre transformações profundas, quebra de paradigmas e evoluções no varejo na pandemia que permanecerão gerando impactos. Clique nos links para conferir todos os textos:
Loja física deve oferecer objetividade na jornada de compra
Consumo sem sair de casa continua forte
Em algumas categorias, nível de consumo deve seguir acima do período pré-Covid
E-commerce é o principal legado da pandemia
Concorrência digital avança sobre as vendas de alimentos
Colaboração entre varejo e indústria ganha produtividade
JBP vive adaptação à nova realidade
Promoções devem ser mais simples e diretas
Varejo e indústria precisarão revisar sortimento
Ruptura: novidades na busca por índices menores
Fluxo de caixa: é hora de maior disciplina na gestão
Novo shopper exige transparência e confiança do seu supermercado
Relação com funcionários passa por mudanças rápidas
Aliar experiência a novos aprendizados é fundamental aos empresários do setor
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram
e Facebook !
Notícias relacionadas
ExpansãoAngeloni cresce em Florianópolis com inauguração amanhã (18)
ExpansãoBahamas avança em São João del Rei (MG) com 3ª unidade
InfraestruturaSavegnago investe na melhoria das fachadas para atrair os consumidores
Resultados 3T25







