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Natal AOzawa Consultoria Perdas Lucro

Entenda como reduzir as perdas e aumentar o lucro no Natal

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 14/12/2023


Foto: Adobe Stock

Dezembro fecha o ano com festas importantes para o varejo. O Natal , por exemplo, incrementa as vendas e ajuda a recuperar o faturamento. Por isso, é importante investir em campanhas promocionais, novidades e muito mais. Porém, para alcançar os melhores resultados é preciso estar atento a alguns fatores. 

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O fluxo de pessoas aumenta na época comemorativa, sendo assim, para evitar problemas é preciso que o estoque esteja de acordo com esse movimento – algo que pode ser gerenciado pela área de prevenção de perdas, para avaliar e acabar com os riscos nas operações. 

Nesse sentido, Anderson Ozawa, diretor da AOzawa Consultori a, destacou algumas dicas importantes para reduzir as perdas e aumentar os lucros no Natal.

Para o especialista, todos os colaboradores devem exercer a função de agentes de prevenção de perdas, além disso a reposição na área de vendas deve ser eficiente com atenção ao “PVPS” – primeiro que vence, primeiro que sai. “Isso traz uma garantia de que o produto que sai do estoque para a área de vendas tem validade próxima. A exposição dos itens deve seguir essa metodologia”.

Em relação ao atendimento nos caixas, Ozawa alerta às operações de risco, como cancelamentos e descontos, destacando a importância de não permitir que senhas de uso pessoal e exclusivo se tornem comunitárias sob o pretexto de agilizar as filas, pois o preço a se pagar no final pode ser maior.

Com o aumento de vendas há também um aumento no recebimento de mercadorias, mas a quantidade não pode ser sinônimo de desatenção. “A política deve ser cumprida, é preciso conferir por amostras os volumes recebidos, seja quantitativamente ou qualitativamente. A entrada de produtos é um dos mais importantes setores do varejista e toda atenção, seja da equipe de operações ou de prevenção de perdas, deve ser redobrada”.

Investir antenas antifurto, câmeras, sensores de presença e controles de acesso pode evitar possíveis furtos e assaltos, mas é preciso que esses equipamentos estejam funcionando perfeitamente para alcançar o máximo de eficiência.

Por fim, o especialista ressalta como a comunicação com os colaboradores, o planejamento e a execução de uma boa gestão são fundamentais para que os planos de prevenção de perdas funcionem.  

“Reúna os colaboradores e reforce a importância não somente de atingir as metas de vendas, mas também garantir que as perdas sejam controladas e prevenidas durante esse período. Relembre os números de anos anteriores e o impacto que a perda pode ter mesmo com uma venda excepcional. O único resultado que importa é o lucro. De nada adianta você ter um aumento nas vendas de 20% se em contrapartida as perdas aumentam 40%”.

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TAGS:Natal, AOzawa Consultoria, Perdas, Lucro
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