20/02/2025
Empresas de promotores de venda passam por reinvenção do trabalho
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 28/04/2020
O trabalho dos promotores de venda nas lojas continua sendo fundamental para indústria e varejo. Desde o começo da crise do Coronavírus, por exemplo, esses profissionais têm sido essenciais para garantir a reposição das gôndolas. Empresas desse segmento, no entanto, têm expandido seus campos de atuação, inclusive agregando estratégia e soluções de inteligência aos serviços oferecidos.
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Na Smollan iTrade , empresa internacional de soluções para o varejo, uma parte importante do trabalho é feita em escritório por profissionais que atuam com operações de trade marketing, business intelligence, geomarketing, treinamento e desenvolvimento, comunicação, além de funções administrativas.
Mas, claro, a maioria das atividades acontece nos supermercados, lojas, centros comerciais e até na rua – em uma espécie de venda porta a porta para potencializar os resultados comerciais dos clientes atendidos. A maior parte da força de trabalho que atua no abastecimento do varejo alimentar se manteve em campo por se tratar de um serviço essencial. Stênio Souza (foto), CEO da Smollan iTrade e presidente do comitê de trade marketing da Associação Brasileira de Marketing Promocional (AMPRO), explica que os colaboradores com mais de 60 anos ou doenças prévias entraram em licença remunerada. Além disso, medidas sanitárias foram adotadas de forma mais sistemática. A empresa conseguiu, ainda, destacar cerca de 25% da equipe que antes estava em campo para atuar em home office com atividades correlacionadas às executadas nas lojas.
Esses promotores migraram para atuação digital de vendas, em apoio aos times internos dos clientes. "Todas as empresas estão no momento de reinventar seus processos comerciais para chegar ao cliente que, hoje, utiliza basicamente apenas a Internet e suas ramificações, como o ecommerce, o marketplace e até aplicativos como o WhatsApp, enquanto meio de interação e de conversão", destaca o CEO.
Consultores online
Entre seus clientes, a Smollan iTrade tem empresas que comercializam artigos de informática. Como a busca por notebooks cresceu de forma exponencial semanas atrás, impulsionada pelo trabalho home office, os promotores dedicados a esses clientes tornaram-se consultores online com atuação por meio do chat no site das empresas – seja para indicar modelos, convencer os motivos para escolher aquela marca e não a concorrente e, inclusive, para fechar pedidos ou prestar atendimento pós-venda para manter a satisfação do shopper. Em outras palavras, os profissionais passaram a cumprir, de forma virtual, o mesmo papel que desempenhariam no mundo físico.
Treinamentos remotos
Outra frente de atuação implementada na Smollan iTrade foi a de ministrar treinamentos para a força de vendas, atualizando o conhecimento deles por meio de universidade corporativa, e também utilizá-la para treinar equipes de vendas dos parceiros comerciais em que atuam, para que na retomada do consumo haja maior oportunidade de indicação e de instrução sobre as melhores marcas ou produtos aos consumidores que forem abordados.
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