SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

21/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Encantamento do Consumidor RH Engajamento Danone Mercadinhos São Luiz

Empresas com visão moderna sobre o ambiente de trabalho estão no rumo certo pra engajar os funcionários

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 22/02/2023


Foto: Divulgação

A Danone reformou seu espaço, criando ambientes leves e aconchegantes que proporcionam maior inspiração e descontração. Os colaboradores têm flexibilidade para escolher os dias de trabalho presencial, assim como a mesa de trabalho. É um escritório sem cara de escritório.

Além das oportunidades de avanço e de agregar conhecimento, o colaborador precisa se sentir valorizado e reconhecido por seus esforços. Nesse processo de desenvolvimento, é importante dar um voto de confiança, com liberdade e autonomia, ao profissional. “Nossa premissa básica é promover um ambiente de trabalho seguro, em que todas as pessoas possam ser elas mesmas”, ressalta Mariana.

A Danone adotou, após o início da pandemia, o modelo de trabalho híbrido. Os “danoners’, como foram apelidados os colaboradores, exercem suas atividades de forma presencial duas vezes na semana, mas têm total liberdade para escolherem os dias. O escritório foi reformado para tornar o ambiente mais acolhedor e, embora não existam lugares fixos, o espaço foi dividido por “bairros”, que correspondem às áreas da empresa.

Apoio nos momentos especiais da vida

Jacqueline Fontes, diretora de RH do Mercadinhos São Luiz, ressalta que um indivíduo vai muito além do profissional e deve ser visto de forma integral, como pai, mãe, filho, esposa, marido, etc. nos diversos papéis que ocupa na vida. “Nosso objetivo é cuidar das pessoas para além do âmbito profissional”, destaca.

A Danone, por sua vez, oferece apoio à Educação e à Guarda dos Filhos. “Temos uma cultura que respeita a individualidade e o momento de vida de cada Danoner, com diferentes prioridades. Oferecemos a opção de eles decidirem sobre seus próprios benefícios”, conta Mariana Albernaz, do RH da Danone.
Foto: Divulgação

Programa Bem Casados
O Mercadinhos São Luiz surpreende com seu programa, que realiza um casamento coletivo para sua equipe a cada dois anos. O pacote, além dos custos com o casório, tem ainda sessão de fotos com os noivos em diversos locais, inclusive na loja, criando memórias divertidas e inesquecíveis no ambiente de trabalho

Para um dos momentos mais especiais da vida de uma mulher – a maternidade –, a Danone criou o Jornada Parental, que inclui:

  • Licença remunerada estendida
  • Vaga de estacionamento prioritária
  • Lactário aberto na Danone e inclusive para demais lactantes do prédio – o que permite incluir pessoas de outras empresas
  • Kit de produtos para bebês recém-nascidos
  • Política de viagem para mães que amamentam, fornecendo o benefício de acompanhante extra para crianças menores de 1 ano
  • Treinamento para gestores que irão receber pais e mães no retorno de suas licença

Qualidade de vida

E não há como ter comprometimento e dedicação, mesmo com todo o entusiasmo e reconhecimento, sem saúde física e emocional. O Mercadinhos São Luiz tem uma preocupação extra com a qualidade de vida e aspectos emocionais do colaborador. A rede oferece plantão psicológico, nutricional, financeiro e jurídico, todos totalmente gratuitos. “Além do plantão psicológico gratuito, pagamos 60% da terapia. Temos licença maternidade e paternidade estendida, grupo de corrida, assessoria esportiva e todo o incentivo à prática de exercícios. Fazemos até passeios inusitados, como levar a equipe de líderes para um happy hour na praia, uma casa de chá, passeio de veleiro pela costa, parque aquático”, conta Jacqueline.

O bem-estar de cada colaborador também é prioridade na Danone. O programa “Viva Bem Danone” tem vantagens voltadas à saúde física e mental. A empresa oferece acesso gratuito a aplicativos de atividades físicas, benefício que foi expandido para familiares, além de descontos em medicamentos e artigos farmacêuticos e um aplicativo com teleconsulta. No dia a dia de trabalho, são oferecidos sessões de quick massage duas vezes na semana e geladeira com frutas e produtos da Danone para consumo gratuito durante a jornada.

Saúde para ‘dar e vender’

60% de engajamento nos aplicativos de atividade física programa “Viva Bem Danone” foi a marca alcançada ao final de 2022

25% de avanço na utilização do benefício de descontos em medicamentos e artigos farmacêuticos

60% do time da Danone utilizam o benefício de descontos em medicamentos e artigos farmacêuticos

16% de queda no número de afastamentos previdenciários a partir desse programa

3 vezes mais utilização dos aplicativos de teleconsulta

Fonte: Danone

Satisfação do cliente interno

No final de tudo, o objetivo é ter a satisfação do público interno, tão importante quanto a do shopper. Ana Paula ressalta que essa é a política do Mercadinhos São Luiz. Por isso, a empresa faz muitas pesquisas com uma gestão transparente.

“Temos ritos bem estruturados à nossa proposta de valor. O RH é muito próximo da operação para que esteja tudo alinhado dentro dos valores”
ANA PAULA ROCHA - Diretora RH do Mercadinhos São Luiz

Colaboradores felizes

90% em média Índice de felicidade do time no Mercadinhos São Luiz

12% índice de rotatividade

1,5 de abstenção taxa abaixo da média

82% de NPS segundo GPTW

91% em levantamento da empresa quando a pessoa é desligada

Os fatores de retenção do Mercadinhos São Luiz

41% Oportunidade de crescimento

32% Qualidade de vida

11% Alinhamento de valores

No Cencosud, destaca-se um programa de avaliação de desempenho e um grande incentivo ao feedback para melhoria contínua, prática que levou a varejista a conquistar o selo da Gupy de “Empresa que dá feedback”.

Na pesquisa de clima do grupo as afirmações que mais pontuam

89 pontos  - Sinto orgulho do trabalho que faço

88 pontos -  Considero que a minha atuação faz a diferença

87 pontos - Quando vejo os resultados que alcançamos, sinto orgulho de pertencer a essa empresa

Matéria originalmente publicada na    edição de Janeiro/Fevereiro da   SA Varejo   .

LEIA TAMBÉM:

Encantamento do consumidor começa na indústria e envolve 4 pontos-chave

Básico bem-feito. Esse é o primeiro passo para o varejo encantar o consumidor

Conheça a próxima onda na colaboração de dados

Carrefour e GPA já adotam plataformas de retail media

Nenhum supermercado ou fornecedor cativa o público sem fazer essa lição de casa

Presente no dia a dia do brasileiro, o supermercado representa bem mais que um local de compras

ESG: conheça iniciativas de Carrefour, Cepêra e M. Dias Branco

 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:   LinkedIn  ,   Instagram   e   Facebook 

 

 

 

 

 

COMPARTILHAR
TAGS:Encantamento do Consumidor, RH, Engajamento, Danone, Mercadinhos São Luiz
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Consumidor em frente gôndola de refrigerados em supermercadoExperiência do Cliente

Pesquisa aponta: estamos na era de como você vende e não de o que você vende

Mercadinhos São Luiz é eleito um dos melhores lugares para trabalhar no BrasilExpansão

Varejistas regionais avançam com obras de novas unidades

Mercadinhos São Luiz - ranking GPTWVarejo

Mercadinhos São Luiz é destaque no varejo brasileiro

GPAEstratégia

GPA triplica vendas no e-commerce e atrai o investimento das indústrias

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados