ÚLTIMAS NOTÍCIAS
21/02/2025
Empresas com visão moderna sobre o ambiente de trabalho estão no rumo certo pra engajar os funcionários
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 22/02/2023
Foto: Divulgação
A Danone reformou seu espaço, criando ambientes leves e aconchegantes que proporcionam maior inspiração e descontração. Os colaboradores têm flexibilidade para escolher os dias de trabalho presencial, assim como a mesa de trabalho. É um escritório sem cara de escritório.
Além das oportunidades de avanço e de agregar conhecimento, o colaborador precisa se sentir valorizado e reconhecido por seus esforços. Nesse processo de desenvolvimento, é importante dar um voto de confiança, com liberdade e autonomia, ao profissional. “Nossa premissa básica é promover um ambiente de trabalho seguro, em que todas as pessoas possam ser elas mesmas”, ressalta Mariana.
A Danone adotou, após o início da pandemia, o modelo de trabalho híbrido. Os “danoners’, como foram apelidados os colaboradores, exercem suas atividades de forma presencial duas vezes na semana, mas têm total liberdade para escolherem os dias. O escritório foi reformado para tornar o ambiente mais acolhedor e, embora não existam lugares fixos, o espaço foi dividido por “bairros”, que correspondem às áreas da empresa.
Apoio nos momentos especiais da vida
Jacqueline Fontes, diretora de RH do Mercadinhos São Luiz, ressalta que um indivíduo vai muito além do profissional e deve ser visto de forma integral, como pai, mãe, filho, esposa, marido, etc. nos diversos papéis que ocupa na vida. “Nosso objetivo é cuidar das pessoas para além do âmbito profissional”, destaca.
A Danone, por sua vez, oferece apoio à Educação e à Guarda dos Filhos. “Temos uma cultura que respeita a individualidade e o momento de vida de cada Danoner, com diferentes prioridades. Oferecemos a opção de eles decidirem sobre seus próprios benefícios”, conta Mariana Albernaz, do RH da Danone.
Foto: Divulgação
Programa Bem Casados
O Mercadinhos São Luiz surpreende com seu programa, que realiza um casamento coletivo para sua equipe a cada dois anos. O pacote, além dos custos com o casório, tem ainda sessão de fotos com os noivos em diversos locais, inclusive na loja, criando memórias divertidas e inesquecíveis no ambiente de trabalho
Para um dos momentos mais especiais da vida de uma mulher – a maternidade –, a Danone criou o Jornada Parental, que inclui:
- Licença remunerada estendida
- Vaga de estacionamento prioritária
- Lactário aberto na Danone e inclusive para demais lactantes do prédio – o que permite incluir pessoas de outras empresas
- Kit de produtos para bebês recém-nascidos
- Política de viagem para mães que amamentam, fornecendo o benefício de acompanhante extra para crianças menores de 1 ano
- Treinamento para gestores que irão receber pais e mães no retorno de suas licença
Qualidade de vida
E não há como ter comprometimento e dedicação, mesmo com todo o entusiasmo e reconhecimento, sem saúde física e emocional. O Mercadinhos São Luiz tem uma preocupação extra com a qualidade de vida e aspectos emocionais do colaborador. A rede oferece plantão psicológico, nutricional, financeiro e jurídico, todos totalmente gratuitos. “Além do plantão psicológico gratuito, pagamos 60% da terapia. Temos licença maternidade e paternidade estendida, grupo de corrida, assessoria esportiva e todo o incentivo à prática de exercícios. Fazemos até passeios inusitados, como levar a equipe de líderes para um happy hour na praia, uma casa de chá, passeio de veleiro pela costa, parque aquático”, conta Jacqueline.
O bem-estar de cada colaborador também é prioridade na Danone. O programa “Viva Bem Danone” tem vantagens voltadas à saúde física e mental. A empresa oferece acesso gratuito a aplicativos de atividades físicas, benefício que foi expandido para familiares, além de descontos em medicamentos e artigos farmacêuticos e um aplicativo com teleconsulta. No dia a dia de trabalho, são oferecidos sessões de quick massage duas vezes na semana e geladeira com frutas e produtos da Danone para consumo gratuito durante a jornada.
Saúde para ‘dar e vender’
60% de engajamento nos aplicativos de atividade física programa “Viva Bem Danone” foi a marca alcançada ao final de 2022
25% de avanço na utilização do benefício de descontos em medicamentos e artigos farmacêuticos
60% do time da Danone utilizam o benefício de descontos em medicamentos e artigos farmacêuticos
16% de queda no número de afastamentos previdenciários a partir desse programa
3 vezes mais utilização dos aplicativos de teleconsulta
Fonte: Danone
Satisfação do cliente interno
No final de tudo, o objetivo é ter a satisfação do público interno, tão importante quanto a do shopper. Ana Paula ressalta que essa é a política do Mercadinhos São Luiz. Por isso, a empresa faz muitas pesquisas com uma gestão transparente.
“Temos ritos bem estruturados à nossa proposta de valor. O RH é muito próximo da operação para que esteja tudo alinhado dentro dos valores”
ANA PAULA ROCHA - Diretora RH do Mercadinhos São Luiz
Colaboradores felizes
90% em média Índice de felicidade do time no Mercadinhos São Luiz
12% índice de rotatividade
1,5 de abstenção taxa abaixo da média
82% de NPS segundo GPTW
91% em levantamento da empresa quando a pessoa é desligada
Os fatores de retenção do Mercadinhos São Luiz
41% Oportunidade de crescimento
32% Qualidade de vida
11% Alinhamento de valores
No Cencosud, destaca-se um programa de avaliação de desempenho e um grande incentivo ao feedback para melhoria contínua, prática que levou a varejista a conquistar o selo da Gupy de “Empresa que dá feedback”.
Na pesquisa de clima do grupo as afirmações que mais pontuam
89 pontos - Sinto orgulho do trabalho que faço
88 pontos - Considero que a minha atuação faz a diferença
87 pontos - Quando vejo os resultados que alcançamos, sinto orgulho de pertencer a essa empresa
Matéria originalmente publicada na edição de Janeiro/Fevereiro da SA Varejo .
LEIA TAMBÉM:
Encantamento do consumidor começa na indústria e envolve 4 pontos-chave
Básico bem-feito. Esse é o primeiro passo para o varejo encantar o consumidor
Conheça a próxima onda na colaboração de dados
Carrefour e GPA já adotam plataformas de retail media
Nenhum supermercado ou fornecedor cativa o público sem fazer essa lição de casa
Presente no dia a dia do brasileiro, o supermercado representa bem mais que um local de compras
ESG: conheça iniciativas de Carrefour, Cepêra e M. Dias Branco
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram e Facebook
Notícias relacionadas

Pesquisa aponta: estamos na era de como você vende e não de o que você vende

Varejistas regionais avançam com obras de novas unidades

Mercadinhos São Luiz é destaque no varejo brasileiro
