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22/02/2025
É na loja que tudo acontece - parte 2
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 29/02/2024
WHOLE FOODS
PROPOSTA DE VALOR
Nutrir as pessoas e o planeta e estabelecer padrões de excelência para o varejo alimentar, focando qualidade
FATURAMENTO ANUAL* +17 bilhões de dólares
Nº DE LOJAS: 546
Nº DE FUNCIONÁRIOS: 105.000
* Último dado divulgado pela empresa foi em 2017, ano da aquisição pela Amazon, mas estima-se um crescimento de 10% nos últimos anos
Categoria de saudáveis
O Whole Foods procura incluir no sortimento itens desse segmento em ascensão, como os probióticos
Um estudo da Business Insider identificou que o perfil médio de clientes do Whole Foods é formado por mulheres entre 25 e 34 anos, com ensino superior e renda de mais de US$ 80 mil ao ano.. Na média, ela compra cerca de 9 itens a cada visita à loja e deixa cerca de US$ 42 nos caixas da empresa. Os gastos dessa “cliente típica” correspondem a 5% de tudo o que ela consome habitualmente e a 50% do total comprado na Amazon, que adquiriu o Whole Foods em 2017. Em sua cesta na rede de supermercados, constam frequentemente mercadorias da marca própria 365, assim como laticínios de indústrias como Organic Valley e carnes Applegate. A presença de produtos naturais, orgânicos e sustentáveis no sortimento da varejista, desde a sua chegada ao mercado em 1980, é uma parte importante da execução do seu posicionamento. Antenada com as mudanças do consumidor, as novas lojas da rede vêm aumentando as soluções de refeições prontas e os espaços dedicados ao consumo no próprio lugar. Unidades da nova geração somaram mais 750 SKUs à média histórica de 34.000 a 50.000 itens, conforme o tamanho da área de vendas.
Loja visitada
A unidade localizada no número 63 da Madison Avenue possui 5.016 m2 distribuídos em dois andares. “Trata-se de uma solução de real state absurdamente poderosa. O custo do aluguel do térreo corresponde a 10% do valor do andar de cima”, explica Júlio Takano, sócio da Varejo180 e CEO da KT Kawahara Takano Arquitetura de Negócios. O custo permite ao Whole Foods não só tornar o empreendimento mais atrativo para o consumidor como executar a loja na parte superior, utilizando o térreo como um espaço de boas-vindas para o cliente. Ali está presente o Café Grumpy (foto acima), uma empresa local, que pertence a mulheres, certificada pela operação independente e conhecida pelo atendimento que brinca com o mau humor. Também está localizado nesse nível o ZA’ATAR by Whole Foods, voltado à alimentação do Oriente Médio, e uma área de Grab & Go, para compras rápidas de comida pronta. Mas o objetivo principal do conceito aplicado à unidade é justamente reter o consumidor por mais tempo. Takano ressalta que todo o projeto foi pensado com essa finalidade, começando pela possibilidade de o cliente enxergar da rua que existe um Whole Foods também na parte superior. E é por isso que no andar de cima fica o restante do supermercado, incluindo as áreas de refeições prontas, como a cozinha gourmet, a área de gastronomia japonesa e mediterrânea, buffets de salada, de molhos e de acompanhamentos e o de sopas, além, é claro, de um espaço ampliado para o cliente saborear seu prato dentro da própria loja. A presença dessas soluções de alimentação atrai o cliente e faz com que ele passe pelas demais áreas da loja, como a de flores, de beleza, a peixaria, o açougue etc. A unidade também dedica maior espaço a probióticos – entre outros produtos com apelo à saudabilidade –, cujo consumo vem crescendo significativamente.
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