SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

21/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Proteste consumidor Rio de Janeiro São Paulo

Dispersão de preços no varejo gera diferenças de até R$ 3 mil ao ano nas compras

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 19/09/2022

Foto: Stock Adobe

Pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) mostra que a dispersão de preços no varejo gera diferenças de até R$ 3 mil ao ano nas compras do consumidor. O levantamento foi feito em 698 estabelecimentos de seis capitais: Belém (PA), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). Os técnicos analisaram mais de 92 mil preços colhidos em hipermercados, supermercados e lojas com descontos (hard discount).

[noticiasRelacionadas]

Foram analisados dois tipos de cesta de consumo, uma formada apenas por produtos de marcas líderes e a outra mais econômica, sem marcas definidas. Na cesta econômica, o destaque foi o Rio de Janeiro, onde a economia chega a R$ 3.035,40 de diferença por ano. Em São Paulo, a diferença é de R$ 2.888,76, seguido de Salvador, com R$ 2.279,64, Porto Alegre com R$ 1.710,12, Belém, R$ 1.655,54, e Goiânia, R$ 1.155,12.

Já quando considerada a cesta com os líderes de marca, a diferença de preços entre mercados diminui, mas se mantém significativa. A variação anual é maior em São Paulo, com R$ 2.265,60, caindo para R$ 2.231,40 no Rio de Janeiro e R$ 1.250,52 em Goiânia. Em Belém, a economia chega a R$ 1.195,12, R$ 1.167,12 em Salvador e R$ 941,52 em Porto Alegre.

De acordo com Mariana Rinaldi, especialista da Proteste, os consumidores que pesquisam preços com frequência são menos suscetíveis a grandes variações, pois conseguem distinguir quando um produto, realmente, está mais caro ou barato.

“É preciso considerar que a precificação no varejo é muito dinâmica por ser facilmente impactada por uma série de aspectos, como a movimentação da concorrência, sazonalidade da produção e conjuntura macroeconômica, por exemplo. Até mesmo a região na qual um ponto de venda está localizado influencia o preço final dos produtos, destacou.

A pesquisa destaca alguns produtos pela diferença de preços, como a esponja dupla face no Rio de Janeiro, que apresentou variação de 443% sem considerar a marca, variando de r$ 2,19 a R$ 5,99. Em São Paulo a maior variação foi verificado no quilo do limão, de 487%, entre R$ 1,99 e R$ 5,99.

Já na cesta com líderes de marca, em Salvador, a lã de aço foi encontrada entre R$ 1,58 e R$ 4,05, uma diferença de 156%. Em Porto Alegre, também entre os produtos de marcas definidas, o quilo de mandioca variou entre R$ 2,98 e R$ 7,89.

De acordo com a executiva, os itens com maior variação são justamente os de uso corriqueiro, como os da cesta básica, produtos de limpeza, hortifrúti e proteínas. Segundo Mariana, é possível perceber uma tendência nos consumidores de adaptação na lista em busca de marcas mais econômicas. “Essa movimentação deve-se a razões estruturais, como desvalorização cambial, alta dos combustíveis e fretes, além da subida da inflação, fatores que reduziram o poder de compra e o valor do dinheiro”, declarou.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            LinkedIn                                                                                                            ,                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            Instagram                                                                                                         e                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:Proteste, consumidor, Rio de Janeiro, São Paulo
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Consumidor em frente gôndola de refrigerados em supermercadoExperiência do Cliente

Pesquisa aponta: estamos na era de como você vende e não de o que você vende

Mercadinhos São Luiz é eleito um dos melhores lugares para trabalhar no BrasilExpansão

Varejistas regionais avançam com obras de novas unidades

Mercadinhos São Luiz - ranking GPTWVarejo

Mercadinhos São Luiz é destaque no varejo brasileiro

Super MuffatoExpansão

Grupo Muffato e Rio Sul investem em novas lojas

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados