ÚLTIMAS NOTÍCIAS
10/07/2025
10 aplicações da realidade virtual para melhorar a experiência na loja
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 08/02/2019
A Realidade Virtual (RV) começa a ser uma grande aliada do varejo físico em outros países. As lojas tradicionais se veem diante da necessidade de diferenciar a experiência de compra, no momento em que o consumidor enxerga no online maior conveniência. Por conta disso, muitas delas têm utilizado essa tecnologia para testar novos layouts de lojas e de gôndola sem precisar partir direto para uma reforma. Embora, no Brasil, os supermercados físicos sigam na preferência do shopper, a experiência do exterior também é válida por aqui. E os resultados podem ser potencializados se os insights gerados pela tecnologia forem cruzados com o seu banco de dados.
Vantagens de se utilizar a rv para remodelar a loja
- Avaliar mais de um modelo de layout, identificando assim o que mais agrada ao cliente e maximizando a experiência de compra do shopper
- Ganhar velocidade e economizar, já que o processo é mais barato do que o tradicional
- Testar layouts personalizados para cada loja, conforme o tamanho das filiais e o perfil do consumidor que a frequenta
- Evitar prejuízos com investimentos ineficazes
- Conseguir, ao realizar o teste com a tecnologia, “rastrear” o caminho feito pelo cliente na loja e identificar o que teve maior impacto sobre ele: displays, material de merchandising, ambientações, iluminações, etc.
- Acompanhar o movimento de olhos do shopper para entender o que ele observa na loja e na gôndola e os critérios que utiliza para a compra dos produtos
- Saber quais são os corredores onde o cliente tende a permanecer por maior tempo e os produtos que ele “retiraria” das prateleiras
- Evitar que a operação da loja física ou o relacionamento com o consumidor sejam prejudicados, pois os testes acontecem no “mundo virtual”
- Saber se o planograma atende os critérios de compra do shopper em caso de mudanças de layout de categorias nas gôndolas
- Estimar como será a performance do produto com o novo posicionamento na gôndola, analisando conjuntamente desde o histórico de vendas até as tendências de consumo locais e nacionais
Fonte: Site Progressive Grocer
Notícias relacionadas

Bandeira do Supernosso adota layout dinâmico para elevar vendas nas lojas físicas

Varejo aposta em inteligência artificial para mapear comportamento de consumidores

Grupo Pereira desenvolve ferramenta própria de IA generativa com base no ChatGPT
