SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A era da cocriação: mais do que nunca, o cliente é o protagonista das estratégias de trade

21/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Ruptura Vendas Neogrid Horus

Dados de ruptura sinalizam mudanças no comportamento de consumo

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 29/03/2022

Foto: iStock

O índice geral de ruptura nos supermercados brasileiros foi de 10,9% em fevereiro, o que representa melhora em comparação com a média de 11,7% de falta de produtos em janeiro, conforme apurou a Neogrid.  Essa queda tem a ver com a redução no sortimento de mercadorias nas gôndolas, em razão de fatores como inflação em alta, perda do poder aquisitivo da população e instabilidades no mercado internacional de commodities em meio ao conflito entre  Rússia e Ucrânia.

[noticiasRelacionadas]

“Tanto do varejo quanto da indústria, a percepção que tivemos é que fevereiro foi um mês melhor em vendas, mas de produtos mais baratos: há essa migração e, quando o consumidor encontra uma oferta, ele acaba comprando mais”, explica Robson Munhoz, Chief Customer Success Officer da Neogrid. Nesse cenário, a ruptura não caiu comente pela busca de produtos mais baratos, mas também porque houve redução de mix, sem a reposição de itens e/ou marcas mais caros.  

As mudanças no comportamento de consumo aparecem em levantamento da HORUS – startup de inteligência de mercado com foco em dados de consumo, que desde meados de 2021 integra o ecossistema de empresas adquiridas pela Neogrid. “Há a redução de sortimento tanto sob um movimento da indústria em querer repassar o menor aumento de preço quanto do próprio varejista. Então, o setor supermercadista, entendendo que não vai vencer a inflação, reduz seu mix de marcas e itens – e nisso as marcas mais caras somem”, detalha Robson Munhoz.

Uma das categorias de alto giro que apresentou desaceleração na ruptura foi o leite. Após três meses em ruptura crescente, fevereiro anotou uma queda: 15,30%, diante de 17,30% no mês anterior.

Por outro lado, produtos como azeite, iogurte, manteiga e margarina ainda apresentam alta na indisponibilidade em gôndola. Desses, apenas a manteiga perdeu presença na cesta de compras do shopper em fevereiro, conforme observado pela Horus com base nos tíquetes.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                                                                              LinkedIn                                                                                                             ,                                                                                                             Instagram                                                                                                             e                                                                                                             Facebook  

COMPARTILHAR
TAGS:Ruptura, Vendas, Neogrid, Horus
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

melhorias nos dashboardsGestão de Estoques

Perfetti Van Melle reduz ruptura e melhora gestão de estoque

Natural da TerraVarejo Alimentar

Hortifruti Natural da Terra cresce 112% na venda de sorvetes

Mundo Bebê - Pague MenosPague Menos

Pague Menos aposta em festivais para impulsionar faturamento

Adobe Stock AtacarejoPesquisa

Mais da metade dos consumidores acreditam que os atacarejos têm a maior qualidade e variedade de produtos

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados