ÚLTIMAS NOTÍCIAS
21/02/2025
Dados de ruptura sinalizam mudanças no comportamento de consumo
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 29/03/2022
Foto: iStock
O índice geral de ruptura nos supermercados brasileiros foi de 10,9% em fevereiro, o que representa melhora em comparação com a média de 11,7% de falta de produtos em janeiro, conforme apurou a Neogrid. Essa queda tem a ver com a redução no sortimento de mercadorias nas gôndolas, em razão de fatores como inflação em alta, perda do poder aquisitivo da população e instabilidades no mercado internacional de commodities em meio ao conflito entre Rússia e Ucrânia.
[noticiasRelacionadas]
“Tanto do varejo quanto da indústria, a percepção que tivemos é que fevereiro foi um mês melhor em vendas, mas de produtos mais baratos: há essa migração e, quando o consumidor encontra uma oferta, ele acaba comprando mais”, explica Robson Munhoz, Chief Customer Success Officer da Neogrid. Nesse cenário, a ruptura não caiu comente pela busca de produtos mais baratos, mas também porque houve redução de mix, sem a reposição de itens e/ou marcas mais caros.
As mudanças no comportamento de consumo aparecem em levantamento da HORUS – startup de inteligência de mercado com foco em dados de consumo, que desde meados de 2021 integra o ecossistema de empresas adquiridas pela Neogrid. “Há a redução de sortimento tanto sob um movimento da indústria em querer repassar o menor aumento de preço quanto do próprio varejista. Então, o setor supermercadista, entendendo que não vai vencer a inflação, reduz seu mix de marcas e itens – e nisso as marcas mais caras somem”, detalha Robson Munhoz.
Uma das categorias de alto giro que apresentou desaceleração na ruptura foi o leite. Após três meses em ruptura crescente, fevereiro anotou uma queda: 15,30%, diante de 17,30% no mês anterior.
Por outro lado, produtos como azeite, iogurte, manteiga e margarina ainda apresentam alta na indisponibilidade em gôndola. Desses, apenas a manteiga perdeu presença na cesta de compras do shopper em fevereiro, conforme observado pela Horus com base nos tíquetes.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram
e Facebook
Notícias relacionadas

Perfetti Van Melle reduz ruptura e melhora gestão de estoque

Hortifruti Natural da Terra cresce 112% na venda de sorvetes

Pague Menos aposta em festivais para impulsionar faturamento
