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20/02/2025
Conheça alguns cases de redes do varejo alimentar que apostam no foodservice para atrair consumidores
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 15/06/2023
Foto: Arquivo SA+
A integração do foodservice com o varejo alimentar tem se mostrado um motivo adicional para atrair os clientes às lojas, pois permite que o consumidor faça suas compras com a garantia de que poderá fazer uma boa refeição no local, ou ainda levar um prato pronto para casa.
Outro benefício desse serviço é a possibilidade do cliente se lembrar de mais produtos que precisa comprar em meio a esta pausa. Assim, o foodservice se estabelece como um meio de aumentar as vendas e suprir as necessidades do consumidor final.
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Muitas redes utilizam essa estratégia, como a Casa Santa Luzia, o Hortifruti Natural da Terra e a rede de supermercados Festval.
Observando um aumento na tendência pela procura de produtos pré-preparados ou prontos para o consumo, especialmente entre jovens e mulheres na faixa de 35 a 45 anos, a rede apostou na lanchonete nomeada “Estação Natural”, montada com o auxílio de parceiros que já atuam em restaurantes. O Hortifruti também pretende lançar algumas marcas de foodservice em collab com alguns parceiros.
A rotisseria representa atualmente 4% do faturamento da rede, que possui duas centrais de produção, uma no Rio e uma em São Paulo.
O case foi apresentado em evento pós-NRA Show 2023, realizado entre os dias 2 e 4 de junho deste ano em Itu, no interior de São Paulo, que também trouxe o exemplo da quase centenária Casa Santa Luzia, que já incorpora esse serviço há mais de três décadas, quando lançou seus pratos congelados.
Mais recentemente, em 2004, a empresa também lançou a seção de rotisseria, uma demanda que foi realizada a pedido dos clientes, os grandes incentivadores para a adoção da empresa à área do foodservice.
Graciete Rudas, nutricionista-chefe de Produção de Pratos Prontos da Casa, comentou sobre o comportamento de alguns dos consumidores que questionavam a qualidade dos congelados produzidos no Brasil em comparação a outros países. A rede também se atentou ao desejo das consumidoras por pratos prontos complicados e que demandam maior tempo de preparo. “A gente percebeu essa questão da valorização do tempo, com as mulheres cada vez mais trabalhando fora. Os pratos mais complicados de se fazer em casa são os mais vendidos”.
Refeições para todos os momentos do dia
A rede de supermercados Festval aposta na modalidade em 15 de suas 22 lojas, que contam com almoço e cafeteria, e em 3 delas ainda há jantar à la carte. Para garantir o sucesso do serviço oferecido há 10 anos é preciso ter um rigoroso planejamento para garantir o controle de desperdícios e gerar lucro. O cardápio é feito por uma equipe de nutricionistas e a ambientação foi projetada para garantir um espaço confortável para as refeições.
Cristina Souza, CEO da Gouvêa Foodservice, ressalta que o consumidor não tolera a falta de profissionalização e dá grande importância para mesas limpas e um ambiente bem projetado.
Para a especialista, decisões precisam ser avaliadas de acordo com cada rede. “Se eu crio muita complexidade, como é o caso do Santa Luzia, e tenho a oportunidade de cobrar por isso do cliente, o sucesso é garantido. Do outro lado, se estou em uma localização em que o público valoriza o ticket, é preciso reduzir essa complexidade. Então ofereço menos pratos, tenho menos produtos ou tenho de fato um parceiro para viabilizar isso comigo”, explicou durante o encontro.
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