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21/02/2025
Conheça 8 atitudes comuns aos melhores líderes
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 28/01/2020
Levantamento da consultoria Gallup identificou que 50% dos profissionais consultados já deixaram um emprego por problemas com seu líder hierárquico ou, em outras palavras, por considerar o chefe ruim.
Todos os anos, a empresa promove nos EUA uma premiação a fim de eleger o melhor gerente entre companhias dos mais variados setores, avaliando quesitos como experiência dos funcionários, engajamento, desempenho e capacidade de retenção de talentos. Na última edição, Ryan Pendell, consultor da Gallup, entrevistou os 9 finalistas para entender quais habilidades os tornavam tão qualificados na função de liderança. Confira os resultados:
1. Valorizar os motivos
Um bom líder consegue mostrar porque a realização de cada tarefa é importante para a empresa, o que contribui para que os colaboradores enxerguem o valor das atividades do dia a dia
2. Ser receptivo a novas ideias
Quando as opiniões e sugestões de um funcionário são ignoradas, o resultado é desânimo e sensação de desvalorização por parte da empresa. Cabe ao líder estimular sua equipe ouvindo opiniões e até mesmo solicitando novas ideias. Quem faz isso abre caminho para criar uma cultura de colaboração e inovação
3. Criar um ambiente transparente
Abordar com transparência o que ocorre no momento é outra atitude essencial. Mesmo quando erros acontecem, aquilo não pode ser encarado como um tabu. Discutir abertamente o que aconteceu é o primeiro passo para resolver a situação. Mesmo em momentos delicados é preciso agir de forma transparente. Se a produtividade de um funcionário está em queda, por exemplo, cabe ao lidar conversar com ele para entender o que acontece e buscar uma solução conjunta
4. Reservar um horário para conversar com a equipe
Por mais atribulada que seja a rotina de trabalho, vale preparar um tempo para conversar com cada integrante da equipe. Essa atitude simples é capaz de diferenciar um líder da maioria de seus pares, uma vez que apenas 20% dos trabalhadores norte-americanos conversam regularmente com seus superiores hierárquicos – dado que não parece muito diferente da realidade brasileira
5. Descobrir o que motiva as pessoas
Mesmo quando aumentos de salário não são viáveis, funcionários podem ser incentivados de outras formas, desde que o líder descubra o que motiva cada um deles. Cursos, trabalhos desafiadores, novos projetos?
6. Celebrar vitórias
Bateu a meta? Finalizou um projeto importante? Então celebre junto com seus comandados e deixe clara a importância de cada um deles
7. Importar-se, verdadeiramente, com a equipe
Um líder com alta capacidade jamais considera sua equipe uma simples ferramenta para atingir objetivos. Pelo contrário, valoriza o lado humano, se importa com dificuldades, crises e problemas pelos quais os funcionários possam estar passando.
8. Identificar e preparar futuros líderes
Estar aberto a transmitir seu conhecimento para que, futuramente, ele seja aproveitado por novas lideranças é outra qualidade dos melhores líderes. Afinal, a preocupação com o desenvolvimento da equipe e da empresa não pode se concentrar somente no tempo presente.
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