ÚLTIMAS NOTÍCIAS
01/06/2025
Como o Grupo Mateus cresceu 110% em três anos e se tornou a terceira maior companhia do setor
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 26/04/2024

Foto: Divulgação
O Grupo Mateus tem se mostrado um fenômeno no varejo alimentar brasileiro. A companhia é a terceira maior do País e a número 1 no Nordeste, com faturamento de R$ 30,2 bilhões em 2023. Está bem à frente do segundo colocado na região, o Novo Atacarejo, de Pernambuco, com receita bruta de R$ 4,6 bilhões.
Para os de fora do setor, a empresa, que nasceu no Maranhão e começou sua expansão pelo Norte, surpreendeu em 2020, quando realizou a maior abertura de capital do ano, arrecadando R$ 4,6 bilhões com a sua oferta inicial de ações. Em 2021, já foi apontada como a 4ª maior companhia do setor e, no ano passado, ultrapassou o GPA e fincou-se na 3ª colocação.
Seu crescimento acelerado – de 110% entre 2020 e 2023 – foi puxado pela estratégia de espalhar lojas pelo Nordeste. Para tracionar o avanço na região, o Grupo Mateus criou uma regional com a finalidade de focar a gestão e a expansão nos Estados nordestinos. Atualmente o fundador, Ilson Mateus, é presidente do Conselho de Administração do Grupo, que passou a ser comandado pelo CEO, Jesuíno Martins, executivo de carreira na companhia.
Confira a seguir os principais números e a performance da empresa proveniente da estratégia de crescimento.
Com mais de 250 lojas no Nordeste, o Grupo Mateus opera em sete das nove capitais da região. Foto: Divulgação
Indicadores consolidados do Grupo Mateus
Somente no último trimestre do ano foram inauguradas 11 unidades com a bandeira do Mix Mateus e uma loja de supermercado.
Indicadores da regional Nordeste
01. Expansão de lojas (em 2023)
22 atacarejos
3 lojas de varejo
20 novas cidades 3 nas capitais: Recife (PE), Fortaleza (CE) e João Pessoa (PB)
4,2 pontos percentuais Ganho de market share da empresa na região no 4º trimestre/2023
02. Margem Ebitda (4º trimestre/2023 )
IFRS (International Financial Reporting Standards) é um conjunto de normas internacionais de contabilidade)
Matéria originalmente publicada na edição de abril da SA+ Ecossistema de Varejo
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram e Facebook
Notícias relacionadas

Ao transferir conhecimento a fornecedores, varejista impulsiona colaboração na prática

Supermercados são o 2º canal mais utilizado para a compra de alimentos para pets

Komprão chega em nova cidade de Santa Catarina
