SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Omnicanalidade na prática: Como ganhar eficiência e aprimorar a experiência do cliente

01/06/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Como o Grupo Mateus cresceu 110% em três anos e se tornou a terceira maior companhia do setor

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 26/04/2024

Como o Grupo Mateus cresceu 110% em três anos e se tornou a terceira maior companhia do setor


Foto: Divulgação

O Grupo Mateus tem se mostrado um fenômeno no varejo alimentar brasileiro. A companhia é a terceira maior do País e a número 1 no Nordeste, com faturamento de R$ 30,2 bilhões em 2023. Está bem à frente do segundo colocado na região, o Novo Atacarejo, de Pernambuco, com receita bruta de R$ 4,6 bilhões.


Para os de fora do setor, a empresa, que nasceu no Maranhão e começou sua expansão pelo Norte, surpreendeu em 2020, quando realizou a maior abertura de capital do ano, arrecadando R$ 4,6 bilhões com a sua oferta inicial de ações. Em 2021, já foi apontada como a 4ª maior companhia do setor e, no ano passado, ultrapassou o GPA e fincou-se na 3ª colocação.


Seu crescimento acelerado – de 110% entre 2020 e 2023 – foi puxado pela estratégia de espalhar lojas pelo Nordeste. Para tracionar o avanço na região, o Grupo Mateus criou uma regional com a finalidade de focar a gestão e a expansão nos Estados nordestinos. Atualmente o fundador, Ilson Mateus, é presidente do Conselho de Administração do Grupo, que passou a ser comandado pelo CEO, Jesuíno Martins, executivo de carreira na companhia.


Confira a seguir os principais números e a performance da empresa proveniente da estratégia de crescimento.


Com mais de 250 lojas no Nordeste, o Grupo Mateus opera em sete das nove capitais da região. Foto: Divulgação


Indicadores consolidados do Grupo Mateus


Somente no último trimestre do ano foram inauguradas 11 unidades com a bandeira do Mix Mateus e uma loja de supermercado.


Indicadores da regional Nordeste


01. Expansão de lojas (em 2023)


22 atacarejos

3 lojas de varejo

20 novas cidades 3 nas capitais: Recife (PE), Fortaleza (CE) e João Pessoa (PB)

4,2 pontos percentuais Ganho de market share da empresa na região no 4º trimestre/2023

02. Margem Ebitda (4º trimestre/2023 )
IFRS (International Financial Reporting Standards) é um conjunto de normas internacionais de contabilidade)

 

Matéria originalmente publicada na edição de abril da SA+ Ecossistema de Varejo

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:  LinkedIn  Instagram  Facebook

 


COMPARTILHAR

Ícone Notícias relacionadas

MercadonaImersão

Ao transferir conhecimento a fornecedores, varejista impulsiona colaboração na prática

Supermercados são o 2º canal mais utilizado para a compra de alimentos para petsConsumo

Supermercados são o 2º canal mais utilizado para a compra de alimentos para pets

O Grupo Koch uma unidade do Komprão em Biguaçu (SC)Inauguração

Komprão chega em nova cidade de Santa Catarina

Savegnago inaugura nova loja e amplia operação no interior paulistaExpansão

Savegnago investe R$ 50 milhões em nova loja no interior paulista

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados