SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Líder do app de delivery mais usado no Brasil, iFood se junta a especialistas para debate sobre retail media no Trade Connection

17/07/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Como o Grupo Mateus cresceu 110% em três anos e se tornou a terceira maior companhia do setor

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 26/04/2024

Como o Grupo Mateus cresceu 110% em três anos e se tornou a terceira maior companhia do setor


Foto: Divulgação

O Grupo Mateus tem se mostrado um fenômeno no varejo alimentar brasileiro. A companhia é a terceira maior do País e a número 1 no Nordeste, com faturamento de R$ 30,2 bilhões em 2023. Está bem à frente do segundo colocado na região, o Novo Atacarejo, de Pernambuco, com receita bruta de R$ 4,6 bilhões.


Para os de fora do setor, a empresa, que nasceu no Maranhão e começou sua expansão pelo Norte, surpreendeu em 2020, quando realizou a maior abertura de capital do ano, arrecadando R$ 4,6 bilhões com a sua oferta inicial de ações. Em 2021, já foi apontada como a 4ª maior companhia do setor e, no ano passado, ultrapassou o GPA e fincou-se na 3ª colocação.


Seu crescimento acelerado – de 110% entre 2020 e 2023 – foi puxado pela estratégia de espalhar lojas pelo Nordeste. Para tracionar o avanço na região, o Grupo Mateus criou uma regional com a finalidade de focar a gestão e a expansão nos Estados nordestinos. Atualmente o fundador, Ilson Mateus, é presidente do Conselho de Administração do Grupo, que passou a ser comandado pelo CEO, Jesuíno Martins, executivo de carreira na companhia.


Confira a seguir os principais números e a performance da empresa proveniente da estratégia de crescimento.


Com mais de 250 lojas no Nordeste, o Grupo Mateus opera em sete das nove capitais da região. Foto: Divulgação


Indicadores consolidados do Grupo Mateus


Somente no último trimestre do ano foram inauguradas 11 unidades com a bandeira do Mix Mateus e uma loja de supermercado.


Indicadores da regional Nordeste


01. Expansão de lojas (em 2023)


22 atacarejos

3 lojas de varejo

20 novas cidades 3 nas capitais: Recife (PE), Fortaleza (CE) e João Pessoa (PB)

4,2 pontos percentuais Ganho de market share da empresa na região no 4º trimestre/2023

02. Margem Ebitda (4º trimestre/2023 )
IFRS (International Financial Reporting Standards) é um conjunto de normas internacionais de contabilidade)

 

Matéria originalmente publicada na edição de abril da SA+ Ecossistema de Varejo

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:  LinkedIn  Instagram  Facebook

 


COMPARTILHAR

Ícone Notícias relacionadas

Murilo, Mariana, Rubens e EduardoConhecimento

Líder do app de delivery mais usado no Brasil, iFood se junta a especialistas para debate sobre retail media no Trade Connection

Assaí inaugura sua primeira loja no GuarujáResultados 2T25

Lucro do Assaí no 2º tri pode desacelerar mesmo em meio ao processo de desalavancagem

Imagem do editorCrescimento

Bistek acelera expansão no RS e planeja nova unidade em Tramandaí

KellanovaInvestimentos

Kellanova investe mais de R$ 500 milhões no Brasil até 2026

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados