Com a intenção de entrar em novas praças, representantes do St Marche pensam em formas de mudar a reputação da empresa

Avaliação:

(1 Avaliação)

Reportagem SA+ -

O foco passou a ser atrair novos clientes sem perder os consumidores fiéis


Foto: Divulgação

Fundado em 2002, o St Marche se destaca com suas lojas sofisticadas em áreas nobres de São Paulo. No entanto, nos últimos 4 anos, o Hortus, o Grupo controlador que também supervisiona o Empório Santa Maria, enfrentou um prejuízo devido aos juros elevados. Até o final do ano passado, o prejuízo acumulado havia atingido R$ 277 milhões, e a controladora apresentava um patrimônio líquido negativo de R$ 130 milhões.

Apesar do aumento de 6% na receita líquida em 2022, as despesas operacionais também subiram, chegando a 11%, reflexo das recentes aberturas de lojas. Bernardo Ouro Preto, sócio e um dos fundadores do St Marche, observou que a rede enfrentou forte pressão da taxa Selic após 2021, resultando em maiores custos de capital.

Diante disso, a empresa se empenhou em um trabalho de reestruturação nos últimos anos. Com planos de expansão em mente, o varejista planeja alcançar 250 lojas em uma década. No entanto, Ouro Preto destaca que não existem 250 bairros equivalentes aos Jardins ou Moema, o que requer uma adaptação da rede para mercados mais amplos.

Uma das estratégias adotadas pelo supermercado foi realocar produtos premium das prateleiras ao nível dos olhos para as prateleiras inferiores, permitindo que marcas campeãs de vendas, como Nestlé e Camil, ocupassem um espaço mais visível. Além disso, o supermercado introduziu cartazes amarelos e vermelhos com ofertas nas áreas de fundo das lojas.

Dessa forma, nos últimos meses o foco tem sido a atração de novos compradores. Ao todo foram inauguradas 5 lojas em 2022, e esse ano foram abertas 3. As implementações foram amplamente discutidas e apesar da possibilidade dos riscos que essa estratégia poderia trazer, segundo Ouro Preto, até o momento não houve rejeição por parte dos consumidores. Pelo contrário, pesquisas realizadas pelo St Marche sobre a satisfação dos clientes mostram um aumento contínuo das notas em todas as lojas.

O fundador da rede também afirma que para avançar ainda mais com esse modelo de loja é preciso consolidar as negociações com a indústria, mostrando a relevância e potencial que o St Marche apresenta principalmente perante suas futuras inaugurações.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:      LinkedIn,      Instagram      e      Facebook

Fonte: Valor Econômico

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade