ÚLTIMAS NOTÍCIAS
09/02/2025
Chegou a hora de sua empresa fazer um Natal repleto de vendas
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 11/10/2019
Se você pudesse escolher entre esses dois caminhos: “o Natal que eu quero” ou “o Natal que eu faço” qual seria sua escolha?
Assumir o protagonismo e colocar a mão na massa, atuando sobre fatores internos da empresa sobre os quais se tem controle, é sempre o ideal. Isso não significa negligenciar a conjuntura econômica, afinal é importante saber onde se está pisando. Mas não é aconselhável se apegar cegamente à macroeconomia. Corre-se o risco de perder a última grande oportunidade do ano para fazer um trimestre melhor do que os demais. Se não dá para mudar a inflação, o câmbio ou os investimentos do governo, ao menos é possível tentar criar um ambiente propício ao consumo na loja, que seja lúdico e emocional. Afinal, o brasileiro enfrentou desafios e, com certeza, vai querer relaxar e aproveitar o Natal e o Ano-Novo. Alguns aspectos corroboram com essa ideia. Confira.
[noticiasRelacionadas]
Mais de 200 bilhões de reais serão injetados na economia com 13º salário em dezembro
30 bilhões de reais serão sacados do FGTS até o fim do ano
2,5 bilhões de reais serão utilizados em compras nos supermercados
0,3 ponto percentual é o impacto desse montante no consumo das famílias
Fontes: DIEESE (base de cálculo 2018 do FGTS), Governo Federal e CNC
UM EVENTO COTIZADO
Um fenômeno que tem sido observado no Rio Grande do Sul – e que certamente ocorre também em outras regiões do País – é o crescimento do Natal “cotizado”. Nele, familiares e amigos se unem e cada um leva um prato para celebrarem a data em uma grande ceia conjunta. Segundo a Agas , também vêm crescendo vendas de itens como cadeiras de praia e coolers, o que mostra a migração das pessoas para outras casas no período de Festas.
Varejo regional
avanço com novos hábitos
A Agas (Associação Gaúcha de Supermercados) acredita em retomada da confiança neste último trimestre, ainda que não seja tão expressiva. A entidade prevê que o setor termine o ano com crescimento de 1% a 2% no Rio Grande do Sul. “O varejista que estiver atento às oportunidades conseguirá crescer acima da média”, destaca Antônio Cesa Longo, presidente da associação. Ele lembra que a feira Expoagas 2019 registrou 6% de alta nos negócios, o que renovou o otimismo dos supermercados e das indústrias gaúchas nesta reta final do ano. “Se o consumidor ainda não sente seu poder aquisitivo melhorar, por outro lado o momento instável ocasiona mais uniões em família e maior busca da fé”, avalia. Como resultado disso, a Agas espera que alimentos associados à renovação e ao sucesso, como lentilha e carne suína, se destaquem, além de espumantes, sobretudo os da Serra Gaúcha.
Já em Minas Gerais, no final do ano passado o consumidor começou a retomar a compra de marcas líderes. “Se continuarmos tendo melhora nos níveis de emprego e de confiança, essa tendência poderá se acentuar”, analisa Antônio Claret Nametala, superintendente da AMIS (Associação Mineira de Supermercados), acrescentando que produtos artesanais e voltados à saudabilidade também apresentam viés de alta.
Para este ano, a entidade mantém a projeção inicial de crescimento do setor em torno de 4%. “Nos primeiros seis meses, o setor cresceu 2,26% no Estado e esperamos um desempenho melhor neste segundo semestre”, afirma Nametala. Para o Natal, a expectativa é de que as vendas em Minas Gerais sejam puxadas por itens típicos como bebidas diversas e carnes, especialmente aves e pernil suíno. Muitos supermercados investem também em kits para presentear, cestas e outros itens de produção própria. “É um período que requer também criatividade na loja, com promoções, degustação e, claro, um bom atendimento”, recomenda o superintendente da Amis.
Indústria Otimista com as vendas do 4º Trimestre
SA Varejo realizou uma enquete com 140 executivos das indústrias para saber a expectativa de vendas para o último trimestre do ano sobre mesmo período de 2018, durante o Encontro Reservado, evento que aconteceu na capital paulista em setembro. Veja o resultado:
56,3% melhores
24,2% muito melhores
17,2% iguais
2,3% piores
Desemprego cai lentamente
Segundo a economista Isabela Tavares, da Tendências Consultoria, a taxa de desemprego deve ser de 11,8% da população no final de 2019. Se confirmada, representará avanço de 2% no índice de ocupação e de 0,4% na renda média real. Já Sérgio Vale, economistachefe da MB Associados , acredita que ainda deve levar alguns anos para o desemprego cair a um dígito. Segundo ele, o que predomina hoje é alta taxa adicional de subemprego, que, quando incluída na conta do desemprego atinge o número de 28 milhões de pessoas.
Inflação Controlada
Uma ajuda no consumo pode vir do alívio na inflação. Depois de problemas com fortes chuvas e aumentos de preço no primeiro semestre, o cenário agora está controlado. Tanto que, para a
Tendências Consultoria
, a inflação relacionada aos alimentos consumidos nos domicílios deve ficar em 4,2% neste ano, 0,3 ponto percentual a menos do que em 2018. Na
MB Associados
, a expectativa em relação a esse indicador é ainda melhor. “A inflação deve encerrar o ano em 3,6%, bem abaixo da meta de 4,25%, o que permitirá ao Banco Central reduzir mais os juros, com possibilidade de a taxa chegar a 5% ou até menos”, afirma Sérgio Vale. Segundo o economista-chefe da consultoria, uma contribuição para manter os preços dos alimentos comportados no final do ano pode vir das commodities, cuja cotação está em baixa.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:
LinkedIn
,
Instagram
Notícias relacionadas

Supermercados de 5 a 9 checkouts são os únicos que avançaram em vendas durante o Natal

Vendas de Natal impulsionam supermercados gaúchos

Consumo de panetones dispara em dezembro, atingindo pico na semana de Natal
