04/06/2025
Carrefour pretende aumentar Ebitda em R$ 2 bilhões ao ano com compra do BIG
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 17/02/2022
Foto: Divulgação
O Carrefour Brasil informou, por meio de fato relevante, que a avaliação inicial sobre a aquisição do grupo BIG sobre o crescimento anual do Ebitda Ajustado para os três anos após o fechamento do negócio, foi conservadora. Na ocasião da compra, a companhia avaliou que, em função das sinergias entre as duas empresas, seria possível alcançar R$ 1,7 bilhão a mais a cada ano nesse indicador. No entanto, após uma longa análise, o Carrefour espera que esse valor seja 15% superior, avançando para R$ 2 bilhões anuais até 2024.
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De acordo com a companhia, a revisão para cima se baseia em integrações passadas e no melhor entendimento do potencial das operações e estruturas combinadas. Somam-se a isso, segundo o fato relevante, “ganhos de densidade de vendas e conversão de lojas, sinergias de procurement e otimização dos custos indiretos e maior eficiência da cadeia de suprimentos”.
Vale ressaltar que a operação ainda está sujeita a determinadas condições precedentes, incluindo a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Durante coletiva de imprensa, o CFO do Carrefour, David Murciano, disse que em se tratando de transformações de lojas como parte do processo de aquisição do BIG, a expectativa é de que o Capex seja de R$ 600 milhões, em linha com o anunciado no início da operação.
Ele ressaltou, no entanto, que esse número pode aumentar, a depender da determinação do Cade sobre o número de lojas que serão convertidas. Segundo o executivo, ainda não é possível dizer o valor exato por conta dessa indefinição, mas ele não espera que o Capex por loja aumente.
Atacadão
Para este ano, o CFO avalia que o modelo Atacadão tem capacidade de expandir a rentabilidade próxima aos níveis históricos de 7% a 7,5%, descontados impactos de inflação e expansão. No quarto trimestre, o Atacadão atingiu margem Ebitda ajustada de 7,9%. “Vamos manter a estratégia de ganhar o ‘market share‘”, disse o executivo. No varejo, ele diz que a rentabilidade está voltando ao nível de 2019.
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