Carrefour lança modelo de loja que vai unir bandeiras existentes ao Sam's Club no mesmo empreendimento
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 19/06/2023
Foto: Arquivo SA+
As lojas do Carrefour e do Atacadão terão sua área reduzida para transformar parte dela e parte de suas áreas vão receber lojas do Sam’s Club . As primeiras cidades com unidades desse modelo serão Rio de Janeiro e Porto Alegre ainda neste ano. Entretanto, outras já estão sendo mapeadas pela área imobiliária e pelo comando do Sam’s.
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O projeto de lojas “combo” pretende explorar a área de vendas e o tráfego de clientes com a expectativa de maior diluição de custos e efeito positivo na lucratividade, dando seguimento ao plano de focar investimentos que melhor utilizem o caixa e os ativos do Grupo.
Sendo assim, entre o fim deste ano e o começo de 2024, a unidade do Atacadão localizada na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, dará espaço a um Sam’s. O mesmo irá ocorrer no BarraShoppingSul, em Porto Alegre, onde há uma loja do Carrefour. Dessa forma, duas lojas com bandeiras distintas vão dividir a mesma área e terreno. Estão previstas também adaptações em mais 3 pontos, porém suas localizações ainda estão sob sigilo.
Para o Grupo Carrefour , que atualmente possui cerca de 450 terrenos ativos no País entre lojas e centrais, a exploração do potencial de suas áreas é um plano antigo, e com esse investimento isso será concretizado com um melhor aproveitamento do tráfego de clientes e diluição dos custos fixos das lojas.
“Há rateio de IPTU, por exemplo. Além disso, o uso de equipes internas, como limpeza e segurança, pode ser otimizado. Também há compartilhamento de áreas administrativas. É todo um processo de repensar a divisão dos espaços e tentar tirar mais deles, e explorar muito a força da localização das lojas”, diz Liliane Dutra, CEO da área imobiliária do Grupo Carrefour, para o jornal Valor Econômico.
A reorganização dos espaços irá ocorrer de forma que beneficie os dois lados. Na unidade do Rio, por exemplo, o Atacadão, que atualmente possui área de 7.000 m² vai passar a ter 4.000 m², e com a aquisição de mais mil metros quadrados o Sam's terá também 4.000 m². Esse novo conceito de espaço trará mudanças na disposição da loja do Atacadão para que os clientes não sintam as alterações de forma negativa.
O Sam’s Club tem tido um crescimento no país nos últimos anos. Entre janeiro e março a rede atingiu R$ 1,4 bilhão em vendas brutas e a cadeia cresceu 7,6%, acima da média para a rede. A margem Ebitda (lucro antes de impostos, juros, depreciação e amortização) ficou em 4,3%. Já o Grupo Carrefour, com a aquisição e migração das 124 lojas elevou as despesas, e reforçam a necessidade de focar tarefas essenciais.
No que se diz a respeito à preferência de clientes por uma das redes, Vitor Faga, presidente do Sam’s no Brasil, comenta não estar preocupado. “Não vemos a Member’s Mark competindo com itens ‘primeiro preço’ dos hipermercados, por exemplo. Quem vem aos Sam’s já é fiel a certos produtos. Vou dar um exemplo, desenvolvemos um azeite com preço competitivo, fabricado na Grécia, com aval do Sam’s nos EUA, e que só vendemos no Brasil. Também temos importação direta da marca Levi’s. Não há isso no Carrefour ou no Atacadão”, afirma.
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