ÚLTIMAS NOTÍCIAS
07/05/2025
Carrefour lança modelo de loja que vai unir bandeiras existentes ao Sam's Club no mesmo empreendimento
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 19/06/2023
Foto: Arquivo SA+
As lojas do Carrefour e do Atacadão terão sua área reduzida para transformar parte dela e parte de suas áreas vão receber lojas do Sam’s Club . As primeiras cidades com unidades desse modelo serão Rio de Janeiro e Porto Alegre ainda neste ano. Entretanto, outras já estão sendo mapeadas pela área imobiliária e pelo comando do Sam’s.
[noticiasRelacionadas]
O projeto de lojas “combo” pretende explorar a área de vendas e o tráfego de clientes com a expectativa de maior diluição de custos e efeito positivo na lucratividade, dando seguimento ao plano de focar investimentos que melhor utilizem o caixa e os ativos do Grupo.
Sendo assim, entre o fim deste ano e o começo de 2024, a unidade do Atacadão localizada na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, dará espaço a um Sam’s. O mesmo irá ocorrer no BarraShoppingSul, em Porto Alegre, onde há uma loja do Carrefour. Dessa forma, duas lojas com bandeiras distintas vão dividir a mesma área e terreno. Estão previstas também adaptações em mais 3 pontos, porém suas localizações ainda estão sob sigilo.
Para o Grupo Carrefour , que atualmente possui cerca de 450 terrenos ativos no País entre lojas e centrais, a exploração do potencial de suas áreas é um plano antigo, e com esse investimento isso será concretizado com um melhor aproveitamento do tráfego de clientes e diluição dos custos fixos das lojas.
“Há rateio de IPTU, por exemplo. Além disso, o uso de equipes internas, como limpeza e segurança, pode ser otimizado. Também há compartilhamento de áreas administrativas. É todo um processo de repensar a divisão dos espaços e tentar tirar mais deles, e explorar muito a força da localização das lojas”, diz Liliane Dutra, CEO da área imobiliária do Grupo Carrefour, para o jornal Valor Econômico.
A reorganização dos espaços irá ocorrer de forma que beneficie os dois lados. Na unidade do Rio, por exemplo, o Atacadão, que atualmente possui área de 7.000 m² vai passar a ter 4.000 m², e com a aquisição de mais mil metros quadrados o Sam's terá também 4.000 m². Esse novo conceito de espaço trará mudanças na disposição da loja do Atacadão para que os clientes não sintam as alterações de forma negativa.
O Sam’s Club tem tido um crescimento no país nos últimos anos. Entre janeiro e março a rede atingiu R$ 1,4 bilhão em vendas brutas e a cadeia cresceu 7,6%, acima da média para a rede. A margem Ebitda (lucro antes de impostos, juros, depreciação e amortização) ficou em 4,3%. Já o Grupo Carrefour, com a aquisição e migração das 124 lojas elevou as despesas, e reforçam a necessidade de focar tarefas essenciais.
No que se diz a respeito à preferência de clientes por uma das redes, Vitor Faga, presidente do Sam’s no Brasil, comenta não estar preocupado. “Não vemos a Member’s Mark competindo com itens ‘primeiro preço’ dos hipermercados, por exemplo. Quem vem aos Sam’s já é fiel a certos produtos. Vou dar um exemplo, desenvolvemos um azeite com preço competitivo, fabricado na Grécia, com aval do Sam’s nos EUA, e que só vendemos no Brasil. Também temos importação direta da marca Levi’s. Não há isso no Carrefour ou no Atacadão”, afirma.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook
Notícias relacionadas

Supermercados Condor inaugura retrofit de unidade no Paraná

Atacadão cresce acima do mercado nas vendas em mesmas lojas pelo 5º tri consecutivo

Grupo Mateus tem aumento de 27,4% no Ebitda
