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01/06/2025
Assaí apresenta faturamento acima de R$ 20 bilhões e tem avanço de 15% nas vendas no 4º tri
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 22/02/2024
Foto: Arquivo SA+ Ecossistema de Varejo
Durante o 4º trimestre de 2023, o Assaí inaugurou 12 unidades em oito estados, dessas cinco foram fruto de conversões e sete foram lojas orgânicas. Assim, a empresa fechou o ano com 288 lojas, e os investimentos para expansão totalizaram R$ 5 bilhões. Em 2024, a empresa espera inaugurar cerca de 15 novas unidades.
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O faturamento anual foi de R$ 73 bilhões, sendo que mais de R$ 20 bilhões foram somente no último trimestre. A receita líquida subiu 15,5%, alcançando R$ 18,4 bilhões entre outubro e dezembro, e 22% no acumulado do ano, para R$ 66,5 bilhões.
Em relação às vendas, no período o percentual avançou 15,6% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, sendo que as vendas mesmas lojas avançaram 2,9% – um percentual que, segundo Belmiro Gomes, diretor-presidente do Assaí, é positivo frente ao recuo de 0,9% no trimestre anterior, quando o índice foi afetado pela deflação alimentar.
Pela primeira vez desde o início do cenário deflacionário para alimentos, as vendas cresceram em volume, avançando 1,2% e com isso a receita líquida atingiu R$ 18,4 bilhões.
O cenário de crescimento nas vendas permitiu também um avanço no Ebitda ajustado que ficou em R$ 1,1 bilhão no trimestre, com margem de 6,1%, e o acumulado do ano atingiu R$ 3,4 bilhões, com margem de 5,3%.
Gomes acrescenta que a rentabilidade da empresa atingiu seu maior patamar trimestral desde o início do projeto de conversões. “Esse desempenho é decorrente da performance das lojas existentes, com crescimento de vendas ‘mesmas lojas’ e da expansão, com destaque para as conversões, cujo sucesso é comprovado pela maturação acelerada”.
Contudo, o lucro líquido trimestral apresentou um recuo de 26,8% ante o mesmo período de 2022, para R$ 297 milhões. A margem líquida, no entanto, ficou em 1,9% – a melhor rentabilidade do ano.
Para 2024, Gomes conta que os planos envolvem buscar a maturação das lojas abertas e desalavancar a companhia. “Com a maior geração de caixa proveniente da maturação das novas lojas, o término do pagamento da aquisição dos pontos de hipermercados em janeiro e a melhoria dos indicadores macroeconômicos, em especial, a queda da taxa de juros, será possível acelerar o processo de desalavancagem”.
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