SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Supermercados BH avança para regiões turísticas e municípios estratégicos de MG e ES

04/12/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Assaí Resultados 4º tri 23

Assaí apresenta faturamento acima de R$ 20 bilhões e tem avanço de 15% nas vendas no 4º tri

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 22/02/2024


Foto: Arquivo SA+ Ecossistema de Varejo

Durante o 4º trimestre de 2023, o Assaí  inaugurou 12 unidades em oito estados, dessas cinco foram fruto de conversões e sete foram lojas orgânicas. Assim, a empresa fechou o ano com 288 lojas, e os investimentos para expansão totalizaram R$ 5 bilhões. Em 2024, a empresa espera inaugurar cerca de 15 novas unidades.

[noticiasRelacionadas]

O faturamento anual foi de R$ 73 bilhões, sendo que mais de R$ 20 bilhões foram somente no último trimestre. A receita líquida subiu 15,5%, alcançando R$ 18,4 bilhões entre outubro e dezembro, e 22% no acumulado do ano, para R$ 66,5 bilhões.   

Em relação às vendas, no período o percentual avançou 15,6% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, sendo que as vendas mesmas lojas avançaram 2,9% – um percentual que, segundo Belmiro Gomes, diretor-presidente do Assaí, é positivo frente ao recuo de 0,9% no trimestre anterior, quando o índice foi afetado pela deflação alimentar. 

Pela primeira vez desde o início do cenário deflacionário para alimentos, as vendas cresceram em volume, avançando 1,2% e com isso a receita líquida atingiu R$ 18,4 bilhões.

O cenário de crescimento nas vendas permitiu também um avanço no Ebitda ajustado que ficou em R$ 1,1 bilhão no trimestre, com margem de 6,1%, e o acumulado do ano atingiu R$ 3,4 bilhões, com margem de 5,3%.

Gomes acrescenta que a rentabilidade da empresa atingiu seu maior patamar trimestral desde o início do projeto de conversões. “Esse desempenho é decorrente da performance das lojas existentes, com crescimento de vendas ‘mesmas lojas’ e da expansão, com destaque para as conversões, cujo sucesso é comprovado pela maturação acelerada”.

Contudo, o lucro líquido trimestral apresentou um recuo de 26,8% ante o mesmo período de 2022, para R$ 297 milhões. A margem líquida, no entanto, ficou em 1,9% – a melhor rentabilidade do ano.

Para 2024, Gomes conta que os planos envolvem buscar a maturação das lojas abertas e desalavancar a companhia. “Com a maior geração de caixa proveniente da maturação das novas lojas, o término do pagamento da aquisição dos pontos de hipermercados em janeiro e a melhoria dos indicadores macroeconômicos, em especial, a queda da taxa de juros, será possível acelerar o processo de desalavancagem”.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:  LinkedIn  Instagram  Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:Assaí, Resultados 4º tri 23
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

1764598803753-43pct-das-lojas-do-muffato-tem-um-assai-a-10-minutos-de-distancia-aponta-estudoGeolocalização

43% das lojas do Muffato têm um Assaí a 10 minutos de distância, aponta estudo

promoçõesConsumo

Black Friday antecipa compras de fim de ano e refaz calendário de consumo

muffatoFusões e Aquisições

Sócios do Muffato passam a deter 10% de participação no Assaí por meio de investimento financeiro

Assaí AtacadistaCrescimento

Assaí se consolida como uma das empresas com o maior fluxo em loja física do Brasil

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados