Vendas do setor de supermercados caem 1,8% na comparação mensal, segundo IBGE

Reportagem SA+ -

Resultado ainda fraco de todo o varejo deve impactar PIB do segundo trimestre

O desempenho do varejo, considerando diversos segmentos, decepcionou em abril, último mês com os números totalmente apurados. No quarto mês do ano, as vendas do chamado varejo restrito, caíram 0,6% na comparação com março. Já o varejo ampliado, que considera também a comercialização de veículos e material de construção, ficou estável na comparação mensal.

Os dados são oficiais do IBGE e apontam para fraco desempenho do PIB brasileiro também no início do segundo trimestre. Economistas não descartam, inclusive, nova retração da economia brasileira, a exemplo do que ocorreu nos três primeiros meses deste ano.

Segundo o IBGE, o grupo que inclui super, hipermercados, produtos alimentícios, bebidas e também o segmento de fumo, registrou queda de 1,8% nas vendas de abril, em relação a março. Quando a comparação se dá com o mesmo mês do ano anterior, o resultado mostra avanço de 1,6%, relacionado ao fato de a Páscoa ter caido, neste ano, em abril, ao contrário de 2018, quando a data sazonal ocorreu em março. 

!

 

Fonte: Valor Econômico