Sozinha, Assaí se torna a segunda maior empresa do varejo alimentar com operações dentro do Brasil

Alessandra Morita – alessandra.morita@savarejo.com.br -

Se considerarmos as vendas do Êxito, que atua na Colômbia, Uruguai e Argentina, GPA se mantém na segunda posição entre as maiores do setor

Foto: Divulgação

Após uma intensa semana de teleconferências de resultados das empresas de capital aberto no Brasil, algumas mudanças de forças no varejo alimentar começam a se desenhar. O Assaí , agora em carreira solo, é a segunda maior empresa do autosserviço alimentar brasileiro, com faturamento bruto de R$ 39,4 bilhões em 2020, quando analisamos apenas as operações dentro do Brasil. Sob esse critério, o GPA fica com a terceira colocação, com vendas brutas de R$ 31 bilhões no ano passado, enquanto o Carrefour ainda é a maior companhia do setor, com receita bruta de R$ 74,8 bilhões.

É importante ressaltar, contudo, que, se considerarmos o Grupo Êxito, que atua na Colômbia, Uruguai e Argentina, nos negócios do GPA, a companhia se mantém como a segunda maior do autosserviço alimentar. Suas vendas brutas sobem para R$ 55,7 bilhões.

Já o Grupo Big (ex-Walmart) descerá para o quarto lugar entre as maiores do setor. Projeção de SA Varejo indica uma receita bruta em torno de R$ 28 bilhões no ano passado.

Outras alterações também começam a ficar mais evidentes. O Grupo Mateus, que estreou na bolsa no ano passado, deve ser a quinta maior do varejo alimentar após divulgação de resultados, que acontecerá no final de março. Estimativas de mercado indicam que a companhia, cujo foco tem sido o Norte e Nordeste do País, terminará 2020 com um faturamento em torno de R$ 13 bilhões. Com isso, a chilena Cencosud, cuja receita foi de aproximadamente de R$ 10 bilhões em 2020, convertendo-se o faturamento reportado pela matriz em moeda chilena para a brasileira, estaria na sexta posição.