Saiba como fazer um planejamento de carreira

Reportagem SA+ -

Headhunder explica que é preciso desenvolver metas e estabelecer estratégias para levar o profissional ao lugar desejado

Foto: Stock Adobe

Conseguir um bom emprego, crescer dentro da empresa e ficar nele até a aposentadoria não é mais o maior desejos dos profissionais. Hoje, para alcançar os objetivos é necessário planejamento e análise da atual situação do mercado. De acordo com Bruno Cunha, Headhunter & Consultor de Carreira, o planejamento tem como objetivo desenvolver metas e estabelecer estratégias para levar o profissional ao lugar pretendido. 

 “O momento do planejamento de carreira requer uma conversa séria consigo mesmo. Isso quer dizer que é preciso libertar-se de algumas ideias preconcebidas, além de pensar atentamente sobre suas capacidades e habilidades”, avalia.

O profissional ressalta que verificar as condições atuais do seu mercado de atuação é um ponto importante para quem quer trilhar novos caminhos. Ou seja, é necessário compreender as perspectivas e as novas tendências, analisando todas as possibilidades de inovação da carreira a serem exploradas para buscar recolocação, tornar-se autônomo, transformar-se em consultor, explorar a docência, e/ou ativar o empreendedor, por exemplo.

Além disso, é necessário analisar de forma técnica as suas habilidades e aspirações, conhecendo seus pontos fortes e fracos, e saber aonde se quer chegar é um dos aspectos essenciais do planejamento de carreira. Para estabelecer um propósito alcançável também é fundamental manter o pé no chão. “Muitos profissionais querem ser tudo ao mesmo tempo: colaborador, autônomo, consultor, docente e/ou empreendedor, e no longo prazo esse objetivo não têm sustentabilidade. Portanto, ter foco é a principal ponto para não se perder no meio do caminho”, conclui. 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                                                                                    ,                                                                                                                   e                                                         

Fonte: Folha de Pernambuco