Rede Dia registra queda de 18% nas vendas no Brasil

Reportagem SA+ -

Empresa teve um 2018 difícil em todos os mercados em que atua

As vendas líquidas de rede de supermercados Dia% caíram 18,1% no Brasil em 2018, totalizando o equivalente a 1,409 bilhão de euros. No conceito mesmas lojas, que considera apenas unidades abertas a pelo menor um ano, a queda foi de 8,1%. No ano passado, a rede inaugurou 157 lojas no Brasil, mas fechou 100 unidades, quase todas de franqueados. Estão em operação no mercado brasileiro 1.172 lojas, das quais 58,5% são franqueadas. 

Na operação global, a rede espanhola amargou prejuízo de 352,6 milhões de euros. Nas palavras de Borja de la Cierva, CEO que assumiu o cargo em dezembro, 2018 foi "provavelmente o ano mais difícil desde a fundação da empresa, há mais de 40 anos". No ano passado, a companhia obteve receita líquida total de 7,288 bilhões de euros, o que representa uma queda de 11,3% em comparação com 2017.

Além de Brasil e Espanha, o Dia mantém operações na Argentina e em Portugal. Em todos esses mercados, a rede tem enfrentado dificuldades. Em seu país de origem, por exemplo, o modelo de baixo custo tem sofrido para acompanhar o avanço de concorrentes. Aqui no Brasil, uma das dificuldades da rede é encarar de frente os preços baixos do atacarejo, que caiu no gosto da população e é o formato que mais cresce no país.



 

Fonte: valor Econômico