Preferência pelas lojas físicas deve permanecer, mas falta conhecimento sobre o digital

Reportagem SA+ -

Jorge Faiçal, ex-CEO do GPA, avalia o futuro do varejo alimentar brasileiro

Jorge Faiçal, em entrevista ao Talk InvestNews, trouxe suas opiniões sobre o varejo alimentar e expectativas para o futuro. O executivo, hoje CEO da Plurix , aquiriu bastante experiência no setor em suas passagens pelo Carrefour, Walmart e GPA, onde esteve por 14 anos e chegou a atuar como CEO. 

Para o empresário, 2024 será um ano de recuperação, impulsionada por fatores como a redução da Selic e o controle da inflação. O cenário é otimista, pois tais fatores devem melhorar o poder de compra e estimular o consumo.

Sobre os próximos cinco anos, Faiçal espera uma crescente do consumo no digital de 2% para 10%, ou seja, apesar da crescente, as compras nas lojas físicas ainda prevalecerão. Além de ser um ponto de distribuição, as lojas físicas são um local de experiência que o consumidor brasileiro ainda procura muito.

Em somatória, para mercados venderem no e-commerce, é necessário toda uma cadeia logística especializada – algo que não é trivial, explica.

Contudo, em sua opinião, há ainda despreparo para lidar com o comércio online. Ele afirmaque que falta capacitação profissional e poucos entendem a nova dinâmica do mercado e, por isso, empresários estão com dificuldade de preencher vagas e cadeiras em aberto, sobretudo as vagas relacionadas com o meio digital. 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:      ,      e  

 

Fonte: InvestNews