Pandemia consolidou um formato específico de varejo

Reportagem SA+ -

Pesquisa do Datafolha identificou a bandeira preferida do público na cidade de São Paulo

Foto: iStock

Pequenos mercados de proximidade, com mix enxuto e área de vendas não muito maior do que 300 m2 já registravam bom desempenho, mas se tornaram a primeira opção de compra de muitos shoppers durante a pandemia.

Na cidade de São Paulo, principal mercado consumidor do país, as primeiras unidades das grandes redes com esse conceito surgiram no início dos anos 2000, porém se proliferaram mais recentemente, sobretudo em bairros verticalizados, por onde moram e circulam pessoas de bom poder aquisitivo.

O Datafolha entrevistou consumidores da cidade de São Paulo para saber quais marcas são as preferidas dos paulistanos em comércio e serviços. Na categoria minimercado ganhou o Mini Extra, com 29% das menções. “Por causa das restrições sanitárias, os clientes dessas unidades passaram a fazer também compras abastecedoras. Para atendê-los, foi preciso reforçar a variedade de marcas e o sortimento de produtos”, comentou Frederic Garcia, diretor executivo de proximidade e negócios especializados do GP, em entrevista à Folha de S. Paulo.

 

Fonte: Folha de São Paulo