No RS, supermercados venderam 8% mais neste Natal

Reportagem SA+ -

Cervejas e refrigerantes foram os destaques nas quase mil lojas gaúchas

Foto: iStock

As vendas registradas nas quase cinco mil lojas de supermercados do Rio Grande do Sul representaram neste Natal um crescimento de 8% na comparação com o mesmo período do ano anterior, conforme divulgado pela Agas (Associação Gaúcha de Supermercados).

De acordo com Antônio Cesa Longo, presidente da entidade, o movimento maior ocorreu nos últimos cinco dias antecedentes à ceia de Natal. Segundo ele, ficou claro que o cenário da pandemia alterou os hábitos dos consumidores gaúchos. “Um grupo que passava o Natal entre 15 pessoas e adquiria uma única ave para a ceia, neste ano dividiu-se, comprando mais de uma ave – sobretudo as mais baratas. Além disso, com menos pessoas na ceia, o consumidor muitas vezes permitiu-se adquirir produtos de maior valor agregado, já que estes itens foram consumidos em quantidades menores”, observa o presidente da Agas.

Bebidas estiveram entre os produtos mais procurados nos dias que antecederam o Natal. “Os refrigerantes e cervejas foram os grandes destaques em vendas, devido às altas temperaturas dos últimos dias, com um incremento médio de 15% nas vendas.”, afirma Antônio Cesa Longo. Segundo ele, os consumidores gaúchos também consideraram o fator preço ao definir o que ia para o carrinho de compras. "Com relação às aves natalinas, como perus e chesters, a diversidade de preços fez a diferença, com opções de aves de R$ 6,90 a R$ 29,90 o quilo. As aves mais baratas foram as mais vendidas”, explica Longo. Os panetones, outro item típico do período, com preços muito similares aos do ano passado, também tiveram venda representativa.