Mix perfeito é formado por três pilares que podem elevar as vendas em 17%

Reportagem SA+ -

Essa é a média alcançada em trabalhos realizados junto ao varejo. Entenda como funciona esse conceito

Foto: Alexandre Battiblugli

Evolução do conceito de sortimento correto, o Mix Perfeito vai além do que é cadastrado pelas lojas. Ele consiste em três fatores que, integrados, potencializam as vendas: disponibilidade dos produtos, quantidade correta (parâmetro) e visualização. Essa constatação foi feita pela
P&G em execuções realizadas no varejo. A empresa também identificou que, nos locais em que esse tripé foi implementado, houve um crescimento médio de 17%.

“Para se ter uma ideia, 52% desse crescimento costuma ser resultado da exposição desses itens em loja, o que inclui a parametrização e a exposição em si”, afirma Marcos Bauer, diretor sênior de inteligência de mercado e desenvolvimento de categorias da P&G Brasil. “Criar gôndolas atrativas nunca foi tão fundamental quanto na atualidade. Além disso, é preciso desenvolver uma solução ganha-ganha-ganha (consumidor – varejista – indústria), trabalhando de forma intencional e integrada com todos os elementos que compõem essa cadeia, como produto, embalagem, loja, comunicação e valor”, completa.

Bauer exemplifica como funciona esse conceito na prática:

1 - A regra básica é abrir espaço para o que vende, pois, segundo o executivo, é comum diminuir-se o espaço de produtos com bom potencial de vendas a fim de acomodar outros itens na gôndola. “Na P&G, quando vamos definir o volume de produtos para as lojas, seguimos o critério de que as top versões de produtos mais relevantes devem ter, pelo menos, 2x o volume das demais”, explica.

2 - Esses produtos, que são os mais vendidos, devem ocupar 80% do espaço, o que garante visibilidade e atende a velocidade de giro deles. É recomendado ainda adotar uma ordem lógica de disposição conforme a especificidade de cada um. 

3 – De acordo com Bauer, não há uma fórmula, mas técnicas e metodologias que ajudam a potencializar os resultados e a atrair aquele que é um dos principais ativos do varejo: a atenção dos consumidores. “Desta forma, contribuímos diretamente – de forma assertiva – para o desenvolvimento das nossas categorias”, finaliza.

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