Essa bebida cresceu 115% neste ano

Fernando Salles -

Alta nas vendas chama a atenção em um período em que a cesta total do segmento avançou apenas 6,2%

Do início de 2020 até 31 de maio, a cesta de bebidas apresentou elevação de vendas de 6,2% em relação a igual período do ano passado. Os dados são da Nielsen e consideram os canais supermercado, hipermercado, lojas de proximidade, atacarejos e farmácias.

No mesmo período, porém, a comercialização de gin mais do que dobrou, avançando exatos 114,8%. O resultado mostra que o consumo de gin tônica, um drink clássico cuja popularidade voltou a crescer nos últimos anos, é um fenômeno que vai muito além de moda passageira. E com bares e restaurantes fechados em grande parte do Brasil durante a pandemia, a preparação do coquetel em casa se tornou ainda mais comum.

Com isso, o gin apresentou, com folga, o maior crescimento dentre todas as categorias de bebidas, considerando alcoólicas e não alcoólicas. Em segundo lugar aparecem as bebidas à base de vegetais/cereais, com alta de 62,1%. Ainda segundo a Nielsen, no acumulado dos 5 primeiros meses de 2020, a procura por misturas alcoólicas cresceu 40,1%. Vinhos de mesa também se destacam com vendas em alta de 37%.

Uísque e cachaça também estão em bom momento nas lojas do varejo brasileiro, com crescimento de 18,5% e 13%, respectivamente. Cerveja, a bebida alcoólica mais consumida no País, teve elevação de 6,4% nas vendas de janeiro até maio.

entre as bebidas não alcoólicas, água mineral e energéticos registram os avanços mais destacados neste ano, respectivamente de 19,6% e 18,6%, conforme levantamento da Nielsen.