Consumo sem sair de casa continua forte

Alessandra Morita e Fernando Salles - redacao@savarejo.com.br -

Saiba como agir se seu supermercado perdeu clientes durante a pandemia

Conforme os primeiros casos de Covid-19 no Brasil eram confirmados, os brasileiros passavam a migrar seu consumo para dentro do lar. O comportamento começou antes de qualquer decreto governamental, se intensificou durante a quarentena e tende a seguir pelo menos por alguns meses.

Mesmo nas cidades onde houve reabertura de comércios e serviços, o movimento em bares e restaurantes segue bem abaixo do período anterior ao coronavírus. É algo natural. A pandemia representa a maior tragédia da história brasileira e o medo do contágio não se resolve de uma hora para outra.

A Rede Dia , com suas lojas de proximidade, observou aumento nas compras realizadas pelo consumidor que ficou em casa, cumprindo as recomendações de isolamento social. Esse público tem tíquete de 30% a 35% superior ao dos shoppers de unidades de passagem, que ficam no trajeto entre a residência e o trabalho ou são frequentadas no horário de almoço, conta Renato Giarola, Chief Commercial Officer do Dia Brasil, 880 unidades no País, considerando próprias e franquias.

Fonte: CNI/ Instituto FSB Pesquisa – 2.005 consumidores ouvidos em todo o Brasil entre 2 e 4 de maio

Mesmo formatos de loja até então adormecidos foram beneficiados por esse novo comportamento. Os hipermercados atraíram 560 mil novos lares brasileiros, segundo dados da Kantar referentes ao início da pandemia, justamente por permitirem ao cliente comprar tudo em um único local. Essas migrações de canais exigem alguns questionamentos pelo varejista. Para Andre Felicissimo, VP de vendas da P&G , será necessário entender se, depois da crise, as pessoas se manterão fiéis à loja que frequentaram durante a quarentena. “É provável que sim. Então, como atrair de volta esse consumidor que parou de comprar no supermercado a que ia antes da crise? A resposta está na confiança entre indústria e varejo para analisar dados conjuntamente e entender a fundo o comportamento dos clientes”, avalia o executivo.

ANDRE FELICISSIMO
VP de Vendas da P&G

 

RAFAEL ANDRADE
VP de Vendas Heineken Brasil

 

Esta matéria integra reportagem especial de SA Varejo sobre transformações profundas, quebra de paradigmas e evoluções no varejo na pandemia que permanecerão gerando impactos. Clique nos links para conferir todos os textos: 

Loja física deve oferecer objetividade na jornada de compra 

Em algumas categorias, nível de consumo deve seguir acima do período pré-Covid

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