Conheça os orgânicos mais consumidos no Brasil

Reportagem SA+ -

Entenda também onde é feita a compra e qual a frequência de consumo desses alimentos

Saúde é, de longe, a principal motivação para o consumo de orgânicos, citada por 84% daqueles que incluem itens do segmento em sua alimentação. esse é um dos resultados de uma ampla pesquisa realizada pelo  Organis – Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável –, em parceria com a empresa de inteligência de mercado e pesquisa estratégica Bra!n

Ao questionar os 1.027 entrevistados de todas as regiões do País sobre quem havia consumido produtos orgânicos nos 30 dias anteriores à pesquisa, 19% responderam de forma afirmativa. Considerando este público, o produto mais procurado foram as frutas,  com 25% das menções e grande crescimento em comparação com o índice de 7% observado há dois anos. As verduras aparecem logo a seguir, citadas por 24%, o que representa crescimento de 7 pontos percentuais em relação ao estudo anterior.

O terceiro item orgânico mais consumido é um produto específico, o alfont-family, lembrado por 21% dos respondentes. Já os legumes foram adquiridos por 16% dos consumidores nos 30 dias que antecederam a realização da pesquisa, o que representa forte avanço, uma vez que apenas 6% mencionavam consumir esses alimentos na versão livre de agrotóxicos em 2017. Tomate orgânico foi citado por 15% dos respondentes, enquanto 8% disseram ter consumido hortaliças/folhas

Frequência de Consumo

Para 36% das pessoas que compraram orgânicos nos últimos 30 dias, a frequência média de consumo é superior a cinco vezes por semana. Já 33% revelam consumir apenas uma vez por semana. As faixas intermediárias – duas vezes e três a cinco vezes na semana –  representam 16% cada.

Onde compram

Uma boa notícia para o setor é que 61% citaram os supermercados ao serem questionados sobre onde gostam de comprar orgânicos. Mesmo assim, as feiras ainda estão em vantagem, pois foram lembradas por 87% dos entrevistados, que nessa questão podiam citar mais de um local.