Conheça a evolução tecnológica que define as novas formas de consumo de alimentos e bebidas

Reportagem SA+ -

Depois do drive-thru e do delivery, o formato grab and go ganha destaque

Foto: Divulgação

Hoje, é possível afirmar que a tecnologia é atrelada ao consumo, já que o desenvolvimento tecnológico é capaz de impactar o comportamento do consumidor e vice-versa. A todo momento surgem modelos de negócio a fim de suprir as novas demandas do mercado. No setor de alimentos e bebidas, isso não é diferente. Depois de se falar muito sobre drive-thru e delivery, agora o formato de grab and go está mais em evidência.

Para se manter atualizado, confira as principais diferenças entre esses conceitos: 

Drive-thru

Cada vez mais, os consumidores estão em busca de flexibilidade e, por este motivo serviços como o drive-thru fazem sucesso. Nessa modalidade, sem sair do carro, o cliente faz os pedidos por meio de um totem ou de um atendente, que estará à disposição em uma janela. Depois, são retirados em uma próxima janela. 

“Todo esse processo resulta em um atendimento mais rápido, no qual há uma equipe treinada especificamente para esse tipo de demanda e onde o cliente pode pagar pelo produto a apenas um braço de distância. Como a produção é feita sob pedidos pontuais, o desperdício de matéria-prima acaba sendo bem menor”, diz Gustavo Almeida, CEO da Take, startup que atua no mercado de conveniência autônomo por meio de smart vending coolers. 

Delivery

Neste caso, o consumidor nem precisa se deslocar, porque o pedido vai até a sua casa. “Mesmo que o sistema tenha se sobressaído na pandemia, a tendência é que permaneça em aquecimento, pois tem elementos que proporcionam muita conveniência ao cliente”, avalia o executivo.

 Além de o formato otimizar o tempo do usuário que não precisa se deslocar, também torna o processo mais intuitivo. Outro ponto positivo nesse serviço é a otimização do pagamento. “Os aplicativos permitem que o usuário deixe as informações de entrega e do cartão salvas, o que o faz se preocupar apenas com o pedido”, pontua. Já do ponto de vista corporativo, a iniciativa contribui para aumentar a visibilidade de empresas presentes nas plataformas de delivery.

Grab and Go

O modelo tem como premissa o estilo de vida express, em que oferece ao consumidor estruturas refrigeradas em uma espécie de “estação”, nas quais é possível pegar alimentos e bebidas prontas e embaladas para serem consumidas em qualquer lugar. “Essa iniciativa é extremamente prática tanto para quem consome como para aqueles que fornecem esse tipo de serviço. A partir dela, clientes pulam etapas, como fazer o pedido com antecedência, aguardar o preparo e até mesmo aguardar em filas para realizar o pagamento, pois existem tecnologias como a Inteligência Artificial (IA) que debita o valor da compra de maneira automatizada via aplicativos”, explica.

Esta tendência, que ganhou força no início da pandemia, hoje está presente em condomínios, hotéis, academias, supermercados, bares, lanchonetes e até mesmo em restaurantes. “A estrutura do grab and go não concorre com a dinâmica de um restaurante ou bar tradicional. Na verdade, é um serviço complementar porque auxilia consumidores que estão sem tempo ou que simplesmente não querem consumir no estabelecimento”, finaliza Almeida. 

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