Conheça a cidade inteligente da Toyota na base do Monte Fuji

Reportagem SA+ -

Projeto no Japão contará com ecossistema totalmente conectado. Nas vias principais, só poderão circular veículos autônomos sem emissão de carbono

A Toyota vai construir uma cidade inteligente na base do Monte Fuji, no Japão, com previsão de inauguração no início de 2021. O projeto, batizado de  Woven City , ocupará uma área com cerca de 700 mil m2 e será um "laboratório vivo", com ecossistema totalmente conectado.

A população de 2 mil habitantes será composta por residentes e pesquisadores, com previsão de aumento na quantidade de moradores de acordo com o avanço do projeto. A empresa convidará cientistas de todo o mundo para atuar no desenvolvimento da cidade, e também buscará parcerias comerciais. “Serão bem-vindos todos aqueles que se sintam motivados a melhorar a maneira que vivemos”, declarou Akio Toyoda, presidente da Toyota.   

Como será a cidade inteligente

Para circular por Woven City, os moradores terão vias exclusivas para veículos rápidos, outras apenas para veículos lentos e alamedas arborizada para pedestres. Nas vias principais, só poderão circular veículos autônomos sem emissão de carbono.  

Tudo por lá estará alinhado aos conceitos de sustentabilidade, com edifícios de madeira tradicional japonesa – o que reduz a pegada de carbono –, construídos com métodos robotizados. Todos os telhados contarão com painéis fotovoltaicos para gerar energia solar. 

Nas casas, sensores garantirão o uso da inteligência artificial para diversas finalidades, entre as quais acompanhar como anda a saúde dos moradores. 

 

 

Fonte: Época Negócios