Compra do mês volta à rotina dos consumidores, mostra pesquisa da Asserj

Reportagem SA+ -

Com a pandemia, concentração de compras em uma única visita se tornou mais comum

Foto: iStock

Os consumidores estão concentrando suas compras em um único dia no mês. Pelo menos é que ficou claro em pesquisa realizada pela Asserj entre os dias 22 e 25 de abril em supermercados da zona norte e oeste do Rio de Janeiro.

Dos 1.300 entrevistados, 84% disseram que só vão aos supermercados uma vez por mês. A principal razão é a pandemia.  “O consumidor que comprava aos poucos, ao longo do mês, mudou os hábitos e passou a concentrar tudo num único dia. Além da pandemia, muitos clientes buscam economia com essa medida”, analisa Fábio Queiróz, presidente da Asserj.

Seis em cada 10 consumidores ouvidos estão indo às compras sozinho, enquanto 36% vão com um acompanhante e apenas 4% frequentam, neste momento, o supermercado junto de 3 ou mais pessoas. “Sai a imagem da família inteira no mercado e entra a figura de um único cliente comprando para várias pessoas. É uma compra solitária, mas importante num momento como esse”, resume Fábio Queiróz.

Mesmo com a opção de fazer as compras sem sair de casa, 96% dos entrevistados pela Asserj afirmam preferir se deslocar até as lojas físicas. Também é bastante expressivo o percentual de clientes (88%) que dizem se sentir seguros com os protocolos de segurança adotados pelos supermercados das zonas norte e oeste cariocas.  

 

Fonte: Portal ASSERJ