Com wi-fi para consumidores, plataforma aumenta fidelização ao varejo

Reportagem SA+ -

Startup catarinense criou sistema que dispensa solicitação de senhas para acesso à internet da loja. Em contrapartida, o varejo ganha comunicação direta e feedback do público

A startup catarinense  Becon  desenvolveu uma solução que permite às pequenas e médias empresas se conectar via wi-fi com seus clientes, o que viabiliza o envio direto de mensagens, divulgação de produtos e até mesmo ativações de forma remota. Com o novo sistema, não há mais necessidade de os clientes solicitarem senha para se conectar ao wi-fi de um estabelecimento.

Uma vez preenchido o formulário, o cliente nunca mais precisará se cadastrar e, sempre que retornar àquele estabelecimento ou a qualquer outro que utilize sistema unificado da Becon, basta que o usuário autorize o uso de seus dados, conforme prevê a  Lei Geral de Proteção dos Dados (LGPD). 

A plataforma permite ao estabelecimento interagir com o cliente por meio de mensagens e gerar relatórios gerenciais, apontando o número de vezes que um mesmo cliente frequentou a loja, além de alertar quando faz tempo que um cliente não visita a loja. 

A partir dos dados, a Becon desenvolve comunicações personalizadas, a exemplo de mensagens de boas vindas, de agradecimento, de reconquista e até testes de satisfação. Tudo isso é enviado automaticamente, propiciando uma experiência personalizada para cada cliente, algo cada vez mais valorizado no processo de fidelização.

Fundada em março de 2017 e selecionada para o programa da  WOW Aceleradora , a empresa está presente em mais de 200 cidades e, desde que começou a rodar, o sistema já identificou mais de 8 milhões de clientes. A startup catarinense administra 7 mil conexões de wi-fi todos os dias e registra 2 mil novos cadastros diariamente. A plataforma tem sido muito utilizada principalmente por bares, restaurantes, cafés, clínicas, salões, shoppings e hotéis, contribuindo para o aumento da satisfação dos clientes e, consequentemente, para uma maior retenção.