Carne mais cara abre espaço para novos cortes

Reportagem SA+ -

Para driblar queda no consumo, supermercados oferecem peças in natura que antes eram usadas em processamento

Foto: iStock

O expressivo aumento no preço da carne em meio à queda da renda da população tem levado a uma mudança nos açougues de alguns supermercados de São Paulo, principal mercado consumidor do Brasil.

Cortes como aranha e ponta de peito, até então destinados a produtos como carne moída e espetinhos, agora estão sendo oferecidos como alternativa às opções mais tradicionais, como coxão mole e acém, cuja alta em 2020 passou de 35% no varejo paulista.

De acordo com a Apas (Associação Paulista de Supermercados), tratam-se de cortes que normalmente são usados como subprodutos pela indústria, vendidos para compor alimentos processados como mortadela e salsicha.

Como esses cortes não fazem parte da cesta de produtos analisada pelas instituições que calculam a inflação, dão a falsa impressão de que que não subiram na mesma velocidade que as outras. Mas também subiram.

Rodrigo Mariano, gerente de gestão corporativa da Apas, lembra que a iniciativa de apresentar esses cortes ao consumidor final é do próprio varejo, que viu o consumo se retrair no final do ano passado.

Fonte: Globo Rural