Brasileiro muda novamente consumo de itens de cuidados pessoais

Reportagem SA+ -

Flexibilização do isolamento e retomada de atividades físicas elevaram ocasiões de compra de categorias como higiene oral e cuidados com cabelos

Se a pandemia elevou vendas de produtos de higiene como sabonete e, claro, álcool em gel, o isolamento social nos primeiros meses do ano fez com que categorias menos utilitárias ficassem um pouco de lado nas escolhas do público. Foi o caso de maquiagem, itens de banho/cuidados com o cabelo, fragrância, hidratação do rosto/corpo e desodorante. Já no segundo trimestre de 2020, com o início da flexibilização do isolamento social, a cesta de Personal Care começou a mostrar indicativos de melhora, com destaque para os consumidores incrementando a rotina de Higiene Oral. A constatação é de um levantamento da Kantar . Neste cenário observado, o uso de produtos de Personal Care após as refeições cresceu 27%.

Outro fator com impacto no consumo foi o abandono do sedentarismo comum no início da pandemia. A Kantar constatou que três milhões de pessoas passaram a praticar exercícios regularmente no último trimestre, aumentando em 29% as ocasiões de uso de produtos de cuidados pessoais antes de fazer atividade física.

A prática beneficiou, sobretudo, a procura pelas categorias de sabonete líquido, esfoliante, hidratante corporal, shampoo e pós-shampoo. Mais do que uma questão de higiene, as razões envolvem maior atenção das pessoas às necessidades sensoriais, como nutrição, reparação e busca por maciez dos cabelos.