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O que nos mostram as vendas do varejo alimentar

Reportagem SA+ -

Horus analisou 6,8 milhões de notas ao mês durante o ano passado

Foto: iStock

O consumo no ano de 2021 foi muito impactado pelo aumento dos preços dos produtos, explicado pela alta do dólar e pelo desequilíbrio entre a oferta e a demanda de insumos e matérias- -primas, que puxam o custo de produção para cima. O resultado disso nas compras do consumidor é retratado no estudo “Mapa de Consumo”, realizado pela Horus, que analisou mensalmente 6,8 milhões de notas fiscais durante o ano passado, contemplando shoppers de todo o País.

Mas, qualquer que tenha sido a origem dos aumentos, o fato é que inflação reduz o poder de compra dos consumidores. Um dos reflexos disso é que apenas 2% das 300 categorias analisadas aumentaram a presença nas compras de forma significativa. Diante desse cenário, não é de se admirar que o cash & carry, pela proposta de preço baixo, tenha ampliado a preferência entre os consumidores. Em 2021, a incidência do canal sobre o total de notas fiscais estudadas aumentou 7,4 pontos percentuais sobre o ano anterior. Confira as principais conclusões da Horus.

“Quando se analisa o valor do tíquete médio, 30% das categorias apresentaram avanço superior a 10%. O destaque é o café em pó e em grãos, que aumentou 32,1%, impulsionado pela alta de cerca de 50% no preço em 2021, segundo dados do IBGE”
Luiza Zacarias - Diretora de novos negócios da Horus



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