Supermercados Pague Menos e Natural One implantam loja conceito com execução inovadora e foco no desenvolvimento da categoria de sucos prontos
POR Fernando Salles
EM 02/08/2024
Fotos: Alexandre Battibugli
Cada consumidor que chega ao Pague Menos Castelo, na cidade de Campinas (SP), tem contato com a marca Natural One desde a área de estacionamento e continua sendo impactado durante todo o percurso, antes mesmo de entrar na área de vendas.
O supermercado é o primeiro do Brasil a receber o projeto de loja conceito, desenvolvido pela marca líder em sucos 100%, o segmento mais rentável da categoria.
Ao ingressar na loja pelo setor de hortifrúti, o shopper vai sendo guiado por adesivos de piso até uma geladeira da Natural One. A partir daí, aparecem na jornada de compras diversos outros pontos de contato com o portfólio refrigerado e em temperatura ambiente. E eles não estão lá apenas para destacar os 14 sabores de sucos e as 4 opções de bebidas vegetais da Natural One, mas também para apresentar aos shoppers as diversas possibilidades de consumo.
Há pontos extras com sucos de laranja na seção de padaria e display com embalagens pequenas na seção de brinquedos, como estímulo à compra associada ao café da manhã e para incluir na lancheira das crianças, apenas para citar alguns exemplos.
“Esse trabalho de execução gera valor para todos: ao consumidor, que entende melhor o conceito da marca; para o varejo, por meio da execução diferenciada; e para a indústria, que amplia a visibilidade e ressalta a qualidade dos produtos. É uma relação ganha-ganha e nossa ideia é, no mínimo, dobrar o volume de vendas nesta loja”, destaca Camyla Abelha Schumacker, Coordenadora de Trade Marketing LATAM, líder desse projeto, que começou a ser pensado por ela dois anos atrás.
Camyla Abelha Schumacker, Coordenadora de Trade Marketing LATAM, comandou o projeto
Materiais específicos para a loja foram desenvolvidos em conjunto com as equipes do Supermercados Pague Menos, rede com a qual a Natural One mantém uma parceria de sucesso de longa data, com forte alinhamento entre os times. “Mais do que um JBP, buscamos realizar o JVC (Joint Value Creation). Queremos gerar valor de fato”, completa Camyla.
Os empresários Antonio Santichio (Pague Menos) e Ricardo Ermirio de Moraes (Natural One)
à frente de uma geladeira personalizada, situada perto da gôndola ambiente
Ricardo Ermirio de Moraes, Fundador e Sócio Majoritário da Natural One, fez questão de comparecer ao lançamento do projeto de loja conceito. “Não existe sucesso solitário. As conquistas são construídas em conjunto. É uma honra trabalhar em conjunto com o Pague Menos, um parceiro muito importante para nós”, destacou. “É bonito ver a qualidade do que está sendo feito e, mais do que isso, os resultados. Não adianta ficar só bonito, tem que dar certo”, completou o executivo, ao lado de Antonio Santichio, Sócio Proprietário do Pague Menos Supermercados, que também conversou com a reportagem da SA+ “Fiquei muito feliz por termos sido escolhidos. A gente só cresce com parceiros bons, sinceros, que tragam sempre novidades. O Pague Menos é uma família que gosta de inovar”, comentou o empresário.
Construção Conjunta
A construção da loja conceito na unidade Castelo foi uma parceria entre as áreas de Trade Marketing da Natural One e do Pague Menos, em que todas as ações foram definidas em conjunto. “Aplicamos diversos tipos de mídias, desde a entrada até o ponto natural, para gerar impacto em nossos clientes. Nosso Trade Marketing disponibiliza uma ampla variedade de opções para esse tipo de parceria e, por isso, alcançamos o objetivo traçado junto à indústria parceira", explicou Fabio Cecon, Gerente de Marketing e Comunicação da Rede de Supermercados Pague Menos.
"A ambientação cuidadosa e a criação de um acesso interno exclusivo, combinadas com a caracterização da loja com as marcas Supermercados Pague Menos e Natural One, resultaram em uma loja conceito que se tornou líder em vendas. Esse sucesso evidencia o poder da construção colaborativa a quatro mãos, impactando positivamente o cliente, desde o início da jornada de compra. Esse trabalho piloto foi essencial para medir a performance e alcançar resultados tão positivos", ressaltou Jair de Souza, gerente Comercial da Rede de Supermercados Pague Menos.
A Natural One está aberta a negociações para novas implementações da loja conceito. “Quando você consegue sentar com o varejo, organizar um plano mais de médio e longo prazo, entender as oportunidades e fazer os alinhamentos, a consequência é o que vemos na loja conceito”, resumiu Rodrigo Funaro, General Manager LATAM.
A avaliação minuciosa dos números vai permitir calibrar cada vez mais o projeto de loja conceito e adaptá-lo a diferentes pontos de venda. “O bacana desse projeto é que ele foi construído de forma modular. Fizemos diversos materiais em áreas separadas, então conseguimos adaptar ao perfil da loja e à área social que ela está inserida. É algo bem flexível”, explicou Rodrigo De Zorzi, Diretor Comercial LATAM da Natural One.
Um dos objetivos do projeto é tornar cada vez mais Natural One a marca de referência sempre que o consumidor pensar em sucos prontos para beber. Mas também é prioridade gerar crescimento à categoria. “Não queremos ganhar market share, nem roubar espaço da concorrência. Queremos que a categoria cresça como um todo e o próprio cliente enxergue valor nos produtos”, conclui Zorzi.
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