SA Varejo
Kikker Análise de Demanda Automação de Pedidos Projeção de Demanda Redução de Ruptura Sincronização da Cadeia de Abastecimento

Execução se faz junto: quanto o varejo tem a ganhar com o CPFR, sistema de compartilhamento de informações de previsão de demanda

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 02/04/2024

Collaborative Planning, Forecasting and Replenishment, ou apenas CPFR, é um sistema de compartilhamento de informações de previsão de demanda que interage operacionalmente com a base dos fornecedores, viabilizando que o JBP entre varejo e indústria busque a excelência em indicadores como Ruptura e DDV (dias de venda dos itens estocados).

Tudo acontece por meio do  Kikker,  um software de forecast com Inteligência Artificial voltado para a gestão de abastecimento do varejo. Intuitivo, ágil e robusto, o sistema oferece – de forma automática, completa e rápida –, a automação do processo de cálculo das necessidades de abastecimento e nivelamento de estoques, diminuição expressiva das rupturas e excessos, garantindo melhoria substancial no fluxo de estoques e um consequente aumento no lucro líquido de sua empresa.

Entre seus inúmeros diferenciais, o Kikker aplica a lógica fuzzy na gestão de abastecimento. Diferentemente da lógica clássica, que é binária (verdadeira ou falsa), ela introduz a ideia de pertinência parcial, atribuindo em cada análise um valor mais detalhado de pertinência, como "muito alto", "alto", "médio", "baixo" ou "muito baixo".

Análise de tendências, padrões de compra e gestão de estoque

Na previsão de vendas, a lógica fuzzy torna mais assertivo o trabalho de analisar padrões de compra e tendências de mercado. Isso acontece porque ela permite considerar informações imprecisas, como sazonalidade, flutuações econômicas e eventos específicos, para melhorar a precisão das previsões de vendas.

A lógica fuzzy é igualmente importante na gestão de estoque, pois ajuda a otimizar os níveis de inventário com base em previsões imprecisas de demanda, o que permite às empresas evitar excessos ou escassez de produtos, melhorando a eficiência operacional.

Por trabalhar com essa lógica, o software Kikker se adapta dinamicamente a mudanças nas condições do ambiente, ajustando automaticamente as políticas de reabastecimento, níveis de estoque e prioridades, minimizando os riscos de excesso ou falta de estoque.

Exemplo disso aconteceu em uma rede supermercadista com 34 lojas em região de alta variação de clima. Nessas condições, é ainda mais desafiador operar o setor de FLV, conhecido pela alta perecibilidade, rápida variação de preços, grande número de fornecedores, muitas variedades e qualidades dos mesmos produtos, grande dependência da expertise do profissional de compras e também do controle de saldo de estoques, visto que normalmente há muita divergência de estoques com lançamentos negativos e ainda com produtos com saldo sem nenhuma condição de comercialização devido a mudança brusca de qualidade.

Mesmo com tantos desafios, os resultados vem sendo animadores em razão da ajuda do Kikker. É que o software dispõe de ferramenta de ressuprimento, acionada diariamente na primeira hora nas lojas com a contagem de cada produto em exposição de FLV. Com esta ação, fica clara qual a posição de estoque atualizada e a segregação de produtos que serão enviados para quebra ou transformados.

A previsibilidade dos algoritmos da Kikker, aliada às agendas de compra previamente parametrizadas, facilita a realização de cotação várias vezes ao dia com atualização de preços de aquisição de compra estratégica pelo gestor de FLV com grande agilidade. E com auxílio dos cálculos e da plataforma de geração de pedidos e reposição da Kikker o comprador pode automatizar a execução da maior parte do trabalho e focar nas estratégias. 

Como resultado, as vendas da seção de hortifrútis nessa rede cresceram 14%, enquanto as quebras caíram -23%.

O software está disponível em nuvem, podendo ser acessado de forma ininterrupta de qualquer lugar do planeta e integrado a outros softwares.

Clique aqui para saber mais e entrar em contato com a Kikker!

Se preferir, mande um e-mail para:  contato@kikker.com.br

LEIA TAMBÉM:

Projeção de demanda e sincronização da cadeia de abastecimento podem ser a solução para aumentar os resultados na sua empresa

 

 

 

 

 

 
COMPARTILHAR
TAGS:Kikker, Análise de Demanda, Automação de Pedidos, Projeção de Demanda, Redução de Ruptura, Sincronização da Cadeia de Abastecimento
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Plataforma incorpora várias funcionalidades para trade marketing em uma única soluçãoMotorola for Business

Plataforma incorpora várias funcionalidades para trade marketing em uma única solução

Indústrias já podem decretar o fim da era dos "tiradores de pedido" com essa análise da cesta de comprasMtrix

Indústrias já podem decretar o fim da era dos "tiradores de pedido" com essa análise da cesta de compras

Índice de ruptura cai 1,7 p.p. em fevereiroruptura

Índice de ruptura cai 1,7 p.p. em fevereiro

A força do sortimento: Mix eficiente pode aumentar em até 20% as vendas e reduzir a ruptura em 5 p.p.sortimento

A força do sortimento: Mix eficiente pode aumentar em até 20% as vendas e reduzir a ruptura em 5 p.p.

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SAFALECONOSCO@SAINTELIGENCIADEVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados