SA Varejo
Atacadão Atacarejos Grupo Carrefour Assaí Grupo Mateus

Especialistas apontam motivos para o crescimento desacelerado do Atacadão frente ao Assaí e Mix Mateus

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 28/03/2024


Foto: Divulgação

O Atacadão , atacarejo do Grupo Carrefour, tem crescido abaixo do ritmo do Assaí e Grupo Mateus. Segundo analistas, um dos motivos é a dependência da rede com a venda para empresas – uma demanda que cresce lentamente em relação às vendas para consumidores finais. Para se ter uma ideia, 60% das vendas do Atacadão são para pessoas jurídicas e 40% para pessoas físicas, enquanto no Assaí esse percentual é meio a meio.  

[noticiasRelacionadas]

Segundo Eric Alencar, diretor vice-presidente de finanças do Carrefour, a empresa deveria ter começado a adicionar serviços ao atacarejo mais cedo, frente aos resultados obtidos nas lojas onde as alterações foram implementadas. Até o final deste ano, a empresa deve lançar serviços adicionais para aproximadamente um terço das 361 lojas em operação.

Durante o encontro virtual com a equipe de análise Goldman Sachs, o executivo também acrescentou que a volta da inflação ajudará a empresa no crescimento das vendas para os comerciantes. Isso se deve principalmente pelo fato de que durante períodos de deflação empresas reduzem seus estoques e compram mais “em cima da hora”, em busca dos menores preços. Contudo, com a retomada da inflação, pessoas jurídicas começam a recompor seus estoques em ritmo normal. 

Alencar comentou ainda sobre como as conversões do Big para o hipermercado têm tido um ramp up mais lento do que o esperado. 

Em 2023 o Atacadão teve alta de 6,1% na receita líquida e nas mesmas lojas recuou 1,1%. Já o Assaí, avançou 22% e 1,6%, enquanto o Mateus cresceu 31% e 5,8%, respectivamente, frente a 2022.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:  LinkedIn  Instagram  Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:Atacadão, Atacarejos, Grupo Carrefour, Assaí, Grupo Mateus
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Varejistas investem nas categorias para animais de estimaçãoGrupo Bahamas

Varejistas investem nas categorias para animais de estimação

Bandeira de proximidade do Supernosso adquire 12 minimercados autônomos em Minas GeraisBe Honest

Bandeira de proximidade do Supernosso adquire 12 minimercados autônomos em Minas Gerais

Passarela investe mais de R$ 50 milhões e avança com expansão pelo Rio Grande do SulGrupo Passarela

Passarela investe mais de R$ 50 milhões e avança com expansão pelo Rio Grande do Sul

Diante do cenário desafiador, Carrefour aplica estratégias para retenção de colaboradoresCarrefour

Diante do cenário desafiador, Carrefour aplica estratégias para retenção de colaboradores

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SAFALECONOSCO@SAINTELIGENCIADEVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados