St Marche reduz falta de produtos com ferramenta de inteligência artificial
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 07/02/2024
Foto: Divulgação
O hortifrúti é o setor com o maior índice de desperdício – cerca de 45%, segundo dados da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura). Um dos fatores que impulsionam esse percentual é a maturação rápida, principalmente em dias de calor. Por isso, é importante entender como se prevenir, e soluções tecnológicas podem ser boas aliadas para alcançar bons resultados.
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O St Marche , por exemplo, registrou uma redução significativa no índice de quebra de fornecimento em um período de teste. Esse resultado foi alcançado com a implementação de ferramentas de inteligência artificial, fornecidas pela Aravita, startup de tecnologia. Assim, a previsão de vendas ficou 50% mais próxima em comparação ao modelo usado pelo St.Marche anteriormente, em alguns itens do escopo do teste.
Devido ao sucesso, nos próximos seis meses a rede pretende implantar a solução em suas 33 lojas para toda a seção de hortifrúti, o que equivale a uma média de 800 a 1.000 itens únicos por estabelecimento.
Atualmente, o índice médio de perdas do grupo em FLV é de 13%. Segundo Eliane Souza Nascimento, diretora de cadeia de mantimentos do St Marche, um dos principais desafios dessa categoria é não conseguir estimar a demanda com exatidão, o que pode gerar tanto a falta de itens como o excesso de mercadorias altamente perecíveis.
Assim, a inteligência artificial desenvolvida pela startup chegou trazendo uma solução que avalia diversas variáveis. Dentre elas, os dados meteorológicos, o histórico de demanda de itens por loja, alterações no trânsito local, incidentes na unidade e o índice de perdas no transporte dos produtos.
Além de reduzir as perdas e, consequentemente, o desperdício, o grupo pretende elevar a frequência de clientes nas lojas e aumentar as vendas com essa tecnologia.
O St Marche também irá implementar a ferramenta de IA generativa da Aravita que facilitará a interação do funcionário com o software na realização dos pedidos. Para se ter uma ideia, ao invés de digitar a descrição, o código do produto e o volume do pedido, por exemplo, o coordenador da área de FLV da loja poderá mandar um áudio para a ferramenta informando que “o tomate está feio” ou que precisa “comprar dez quilos de batata”.
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