No mês do Orgulho LGBTQIA+ marcas e varejistas inovam com ações em prol da diversidade

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Reportagem SA+ -

Conheça as iniciativas e como o ambiente é preparado para colaboradores trans


Foto: Adobe Stock

O Assaí Atacadista registrou um aumento de 41% de pessoas trans que integram seu time de colaboradores(as) no 1º trimestre de 2023 em comparação com o mesmo período de 2022. No comparativo anual entre o ano passado e 2021 o crescimento foi ainda maior com alcance de 48%. O indicador tem como base a opção autodeclarada que consiste no uso do crachá de identificação com o nome social.

Este crescimento não é algo isolado, mas sim resultado de uma série de ações da Companhia para a valorização e aumento da diversidade. Dentre as iniciativas implementadas diretamente para a população LGBTQIA+ se destaca a parceria com a TransEmpregos, que auxilia a conexão entre a empresa e profissionais trans. O Assaí também é patrocinador da Feira DiverS/A, apoiador da 5ª edição da Marcha do Orgulho Trans em São Paulo, e signatário do Fórum de Empresas e Direitos LGBT+.

Em suas lojas, os profissionais podem utilizar o crachá social, banheiro conforme a identidade de gênero, e ainda são oferecidos treinamentos, guias e uma trilha exclusiva, disponível na Universidade Assaí, plataforma de educação e desenvolvimento para colaboradores do atacadista, de como se tornar aliados do tema e adequar atitudes em seu dia a dia que combatam a LGBTfobia.

Além da atenção com a população LGBTQIA+, o Programa de Diversidade Assaí também busca iniciativas em torno de temáticas de Raça, Equidade de Gênero, PCD (Pessoa com Deficiência) e Gerações; por meio de ações em prol da inclusão, respeito e valorização, em conjunto a luta contra a violência e descriminação. 

Nivea lança a 3ª edição da campanha Orgulho na Pele com parceria da organização TODXS

Neste mês de junho a Nivea também deu seu apoio a projetos voltados para a população LGBTQIA+ com uma parceria junto a organização TODXS, para o lançamento do programa cujo objetivo é fornecer apoio e acelerar iniciativas empreendedoras de pessoas trans e travestis dentro do território nacional

A iniciativa fez parte da 3ª edição da campanha Orgulho na Pele, e visa o repasse de 100% dos lucros das vendas do produto “NIVEA Creme” na edição especial do Orgulho para o financiamento de 10 negócios de pessoas trans. Além disso, as companhias contempladas vão receber sessões de mentoria periódicas online, e um investimento de R$ 3 mil.

Segundo Andréa Bó, diretora de Marketing da NIVEA, a marca apoia iniciativas para a comunidade LGBTQIA+ ao longo de todo ano, porém no mês de junho há espaço para maior engajamento do público interessado em se aliar à causa. “Estamos felizes de realizar esta terceira edição com a TODXS e incentivar o sonho de empreendedorismo de pessoas trans e travestis”, diz. A diretora ainda completa: “Nosso propósito tem o objetivo de promover transformações sociais verdadeiras e de longo prazo. Com a TODXS, fortalecemos este viés de capacitação e empoderamento a ativistas sociais”.

Após o processo inicial foram selecionadas 10 empresas por meio do edital dentre as seguintes áreas de atuação: moda, design e artesanato; cultura, esporte e lazer; educação e empregabilidade; e saúde e alimentação:

  • Estúdio TransCistas (Natal, RN);
  • Escola e Salão Amanda Queiroz (Fortaleza, CE);
  • Barbearia Mineira (Juiz de Fora, MG);
  • Donnas da Rua (Santos, SP);
  • País das Maravilhas (Natal, RN);
  • Merg (Valença, RJ);
  • Travatruck (São Paulo, SP);
  • Geam Assessoria (Sabará, MG);
  • Êlu - Saúde e Sustentabilidade (Natal, RN);
  • Magic Brownie (Juazeiro, BA);

De acordo com Milena Katryell, gerente de Empreendedorismo da TODXS, os critérios de seleção incluem a disponibilidade para cumprir as atividades e participar das sessões de mentoria, além do perfil sociodemográfico, maturidade do projeto, em especial com os objetivos propostos e o planejamento apresentado pela equipe – tudo para garantir que a empresa beneficiada possa se sustentar financeiramente depois do Fundo. 

Para Judá Nunes, especialista em projetos da TODXS, o direcionamento do projeto a esta população se deve ao combate da descriminação e preconceito, além de fomentar a criação de novos negócios ao acelerar o desenvolvimento econômico do país e auxiliar na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.  

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