Mercadinhos de bairro conquistam espaço mesmo com avanço de gigantes do varejo
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 04/05/2023
Foto: Divulgação
Os mercadinhos de bairros seguem conquistando clientes em Rio Preto, no interior de São Paulo, mesmo com a presença cada vez maior de gigantes do varejo na cidade. Com uma gama diversificada de produtos, esses locais contam com a criatividade para atrair clientes, multiplicando as atividades, sem perder de vista a qualidade no atendimento. Entre as iniciativas desses empresários está o contato direto com os clientes, seja para um café ou para uma conversa descompromissada enquanto os produtos passam pelo caixa.
[noticiasRelacionadas]
Segundo o Cadastro de Pessoas Jurídicas ou Físicas Ativas por Atividade/Ocupação do Município de Rio Preto, 284 estabelecimentos estão cadastrados na categoria mercado. Neste grupo não estão incluídos os grandes supermercados e hipermercados. Em 2022, foram criados 21 novos mercados em vários pontos da cidade.
Esta é uma tendência constante, com alguma variação ano a ano. Em 2021, o número foi maior, com 24 vagas, mas nos anos anteriores o número de vagas foi menor: 16 em 2020, 17 em 2019 e 14 em 2018. É uma resistência silenciosa que se alastra nos bairros, principalmente naqueles com maior número de idosos.
Um exemplo desse movimento é o Sr. Tomate, que foi aberto no ano passado como uma frutaria e cresceu rapidamente. Hoje, a loja vende de tudo um pouco.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram e Facebook