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(1 Avaliação)Natasha Bin - redacao@savarejo.com.br - 19/07/2022
O varejo pode se tornar um impulsionador dos produtos regionais que ajudam a diferenciar o sortimento
O varejo pode se tornar um impulsionador das marcas locais. Estas, por sua vez, ajudam a diferenciar o sortimento. Conheça a parceria de dois varejistas com fornecedores regionais.
Foto:Divulgação
Diferenciação e apoio à economia local
A linha de pães Lekker, à venda no
Extrabom
, e os chocolates Chokoé, no Zona Sul (RJ): incremento no mix
Boa participação nas vendas
Extrabom (ES)
Um dos parceiros da varejista é a marca de pães Lekker. “O fornecedor começou com um mix pequeno e, com nosso apoio, se desenvolveu, elevando a capacidade de produção e o mix. Hoje fornece para fora do Estado”, conta Fabio Motta Coutinho, diretor de supply e inteligência de mercado do Extrabom.
Com 23 unidades, a empresa aposta também em outras categorias, como laticínios, frango, carne e café. “Trabalhamos com mais de 200 marcas locais e hoje elas já representam mais de 25% das vendas das lojas”, explica Coutinho.
O diretor de supply e inteligência de mercado acredita que a tendência veio para ficar. “Tivemos o pico de vendas na pandemia, porém não retorna no mesmo nível de antes dela, e o mesmo acontece com as vendas do e-commerce. O capixaba valoriza muito o que é produzido no Estado e estamos em constante ajuste e curadoria para oferecer os melhores produtos aos nossos clientes”, afirma.
Zona Sul (RJ)
Entre as marcas locais que constam no mix da rede, está a NUU Alimentos, que foi criada por uma mineira no Rio de Janeiro e responde por 25% do share da categoria de pão de queijo nas unidades da varejista.
Já a Maré Chocolates, com fábrica em Bonsucesso, na cidade do Rio de Janeiro, foi além: é responsável pela fabricação da Chokoé, uma linha de chocolates veganos com venda exclusiva nos canais do Zona Sul . O produto é “100% natural, sem gordura trans, sem lactose, sem glúten e sem sofrimento animal”, e faz parte do programa de sustentabilidade da rede carioca de supermercados.
Com o slogan “um chocolate com sotaque carioca”, a novidade já representa 25% das vendas do segmento tabletes. “O trabalho no PDV para essas duas marcas (Nuu e Maré) é um bom exemplo de que o pequeno tem seu espaço. Basta ouvir o consumidor e trabalhar as ações de ativação, prateleira, marketing e preço”, diz Pietrângelo Leta.
Matéria publicada originalmente na revista SA Varejo de julho/2022
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