Avaliação:
(2 Avaliações)Reportagem SA+ - 15/08/2022
No total, foram cerca de R$ 2 bilhões no segundo trimestre deste ano, resultado também de novas aquisições
Foto: Divulgação
A Cencosud Brasil, dona das marcas GBarbosa, Perini, Mercantil Atacado, Bretas, Prezunic, SPID e, mais recentemente, Giga Atacado, encerrou o segundo trimestre do ano com receita líquida consolidada de R$ 2,2 bilhões, aumento de 7,7% sobre o mesmo período de 2021. Desse total, R$ 1,8 bilhão veio do varejo e R$ 403 milhões do atacado.
As vendas apresentaram expansão de 6,5%, apesar da pressão inflacionária principalmente na área de alimentos e em menor extensão nas vendas de não alimentos, que também influenciaram a queda do poder de compra, bem como a base de comparação elevada.
Após 10 anos desde a última aquisição, a Cencosud anunciou a aquisição do Giga. A transação foi anunciada em maio de 2022, mas o controle das operações só ocorreu em 1° de julho, adicionando 10 lojas e um Centro de Distribuição ao portfólio das operações da empresa em território nacional e, em especial, a chegada ao mercado de São Paulo com o formato de atacado.
Essa transação influencia diretamente o percentual de vendas da Cencosud Brasil, que passa de 18% para 30% das vendas totais provenientes do formato atacado, segmento que mais cresce no varejo brasileiro. Além disso, a companhia continua realizando migrações de lojas para este formato. Em junho, duas lojas da bandeira GBarbosa foram convertidas para Mercantil Atacado na cidade de Salvador, Bahia, encerrando o trimestre com 38 lojas nesse formato.
A empresa informou ainda que a evolução no digital continua acelerada, com avanço de da receita líquida de 66,1% no segundo trimestre quando comparado ao mesmo período do ano anterior e penetração nas vendas de 2,5%. Os programas de fidelidade de CRM atingiram patamares robustos de 4,0 milhões de clientes cadastrados, com aumento de 66,2% e uma identificação de 60,1% das vendas ao final de junho.
Para suportar o crescimento, a empresa elevou em 171,7% os investimentos no trimestre, atingindo R$ 99,5 milhões. No acumulado do ano, essa cifra atingiu R$ 142,1 milhões.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram e Facebook