Estudo mostra quais categorias trouxeram melhor desempenho do ano para novembro

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Reportagem SA+ -

Itens representam 81% da melhora do resultado. Mês apresentou crescimento de 15% no faturamento e manteve retração dos preços

Foto: Stock Adobe

Estudo mensal  Radar Scanntech de novembro de 2022 mostra que o mês passado foi o melhor período do ano, com menores retrações de volume, unidade e aceleração do faturamento que cresceu 15%, o segundo maior aumento do ano, perdendo apenas para abril, que é desconsiderado por carregar o efeito calendário da Páscoa.

O resultado foi impulsionado pela manutenção no crescimento do fluxo em loja, somada à retomada constante das unidades por tíquete. O destaque no mês foi a cesta de mercearia, com o maior crescimento em unidades vendidas, puxado tanto pelos supermercados como pelo atacarejo regional.

O aumento do valor do Auxílio Brasil, que este ano estava em R$ 600 com maior quantidade de famílias beneficiadas contra R$ 200 e menos famílias em 2021, além do aumento da venda de cerveja em função da Copa do Mundo, contribuíram para o desempenho ser melhor do que o verificado no mesmo mês de 2021.

As categorias que contribuíram para o aumento da performance, representando 81% da melhora do resultado, foram:

  • Leite UHT
  • Cervejas
  • Refrigerantes
  • Detergente líquido
  • Sabonete sólido
  • Arroz
  • Feijão
  • Massas
  • Farinha de trigo
  • Açúcar
  • Óleo
  • Milho para pipoca

Aumento dos preços

Assim como nos últimos meses, novembro segue melhorando o índice de retração em unidades e volume e aceleração do faturamento, chegando como um respiro. 

O preço médio subiu pelo segundo mês consecutivo, com aumento do preço médio em relação ao mês imediatamente anterior, de 0,6%. No ano, o aumento foi de 15,4%. 

Mercearia básica manteve o preço médio, após dois meses de queda do preço médio, e não teve variação de preço médio em Novembro vs Outubro, pois a aceleração de preços em Arroz e óleo compensam a retração de preços de Café capsulas e moído e Leite.

Após dois meses de redução do preço médio, bebidas volta a aumentar o preço, com o impacto da Black Friday. Perecíveis segue aumentando preços.

Os resultados refletem ainda a manutenção do fluxo em loja com a retomada das unidades por tíquete impulsionando o tíquete médio, com crescimento de 7,1% em relação a novembro de 2021, ficando acima da média do ano (4,2%).

Destaque para Supermercados 10+

Em relação aos canais, Supermercados 10+ registram o maior crescimento de vendas em valor e unidade e se destaca como o primeiro canal a entregar crescimento em unidades no ano.

Entre as regiões, o destaque fica por conta da Região Metropolitana de São Paulo, que registrou a maior aceleração em vendas (+4,5p.p.). Em relação a 2021, o Nordeste segue com o menor crescimento em valor do Brasil.

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