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(3 Avaliações)Reportagem SA+ - 22/12/2022
Itens representam 81% da melhora do resultado. Mês apresentou crescimento de 15% no faturamento e manteve retração dos preços
Foto: Stock Adobe
Estudo mensal Radar Scanntech de novembro de 2022 mostra que o mês passado foi o melhor período do ano, com menores retrações de volume, unidade e aceleração do faturamento que cresceu 15%, o segundo maior aumento do ano, perdendo apenas para abril, que é desconsiderado por carregar o efeito calendário da Páscoa.
O resultado foi impulsionado pela manutenção no crescimento do fluxo em loja, somada à retomada constante das unidades por tíquete. O destaque no mês foi a cesta de mercearia, com o maior crescimento em unidades vendidas, puxado tanto pelos supermercados como pelo atacarejo regional.
O aumento do valor do Auxílio Brasil, que este ano estava em R$ 600 com maior quantidade de famílias beneficiadas contra R$ 200 e menos famílias em 2021, além do aumento da venda de cerveja em função da Copa do Mundo, contribuíram para o desempenho ser melhor do que o verificado no mesmo mês de 2021.
As categorias que contribuíram para o aumento da performance, representando 81% da melhora do resultado, foram:
- Leite UHT
- Cervejas
- Refrigerantes
- Detergente líquido
- Sabonete sólido
- Arroz
- Feijão
- Massas
- Farinha de trigo
- Açúcar
- Óleo
- Milho para pipoca
Aumento dos preços
Assim como nos últimos meses, novembro segue melhorando o índice de retração em unidades e volume e aceleração do faturamento, chegando como um respiro.
O preço médio subiu pelo segundo mês consecutivo, com aumento do preço médio em relação ao mês imediatamente anterior, de 0,6%. No ano, o aumento foi de 15,4%.
Mercearia básica manteve o preço médio, após dois meses de queda do preço médio, e não teve variação de preço médio em Novembro vs Outubro, pois a aceleração de preços em Arroz e óleo compensam a retração de preços de Café capsulas e moído e Leite.
Após dois meses de redução do preço médio, bebidas volta a aumentar o preço, com o impacto da Black Friday. Perecíveis segue aumentando preços.
Os resultados refletem ainda a manutenção do fluxo em loja com a retomada das unidades por tíquete impulsionando o tíquete médio, com crescimento de 7,1% em relação a novembro de 2021, ficando acima da média do ano (4,2%).
Destaque para Supermercados 10+
Em relação aos canais, Supermercados 10+ registram o maior crescimento de vendas em valor e unidade e se destaca como o primeiro canal a entregar crescimento em unidades no ano.
Entre as regiões, o destaque fica por conta da Região Metropolitana de São Paulo, que registrou a maior aceleração em vendas (+4,5p.p.). Em relação a 2021, o Nordeste segue com o menor crescimento em valor do Brasil.
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