Especialista indica como desenvolver um bom plano de benefícios em 2024

Avaliação:

(0 Avaliações)

Reportagem SA+ -

Confira seis dicas que podem conquistar e reter talentos


Foto: Adobe Stock

Normalmente, o primeiro mês do ano é marcado por diversos planejamentos estratégicos sobre a contratação de novos talentos e a permanência de funcionários por meio da gestão de benefícios. De acordo com uma pesquisa realizada pela Up Brasil , 94% dos candidatos a empregos avaliam o que é oferecido pela contratante além do salário, e benefícios de alimentação, saúde e bem-estar estão entre os favoritos. 

“Usados da forma correta, um bom plano de gestão de benefícios pode atrair profissionais competentes e, ao mesmo tempo, engajar os funcionários antigos, além de fortalecer a marca empregadora, sem elevar drasticamente os gastos”, explica Wander Camargo, gerente de desenvolvimento organizacional da Up Brasil. 

Nesse sentido, o especialista separou seis dicas que podem auxiliar nas suas estratégias. 

Avalie os custos envolvidos

A administração do setor do RH é fundamental para a implementação de certos projetos a longo prazo. Apesar do retorno ser demorado, o especialista destaca que se bem trabalhadas as ações devem trazer resultados que satisfaçam os colaboradores dentro do orçamento empresarial.

“No caso das empresas com o orçamento restrito, existem soluções de incentivo de baixo custo para os funcionários, como o adiantamento salarial e premiações, por isso é preciso ficar de olho no fluxo de caixa para garantir a longevidade da companhia”. 

Em relação aos custos gerados pelos planos de benefícios, Wander comenta que não se deve pensar apenas nos gastos diretos, pois planos mal elaborados podem gerar impacto negativo.

Conheça as necessidades dos colaboradores

É preciso compreender quais são as necessidades mais elementares de seus colaboradores, como por exemplo segurança e sustento. Os benefícios mais atrativos podem variar de acordo com a situação socioeconômica e perfil profissional de cada um. Somente assim é possível desenvolver iniciativas que demonstram o cuidado e interesse genuíno da empresa com os funcionários.  

Estabeleça políticas claras

O especialista ainda indica que para garantir o bom funcionamento da gestão de benefícios é preciso estabelecer políticas bem definidas sobre a distribuição, os critérios de concessão, as regras de uso e demais detalhes. “Isso evita surpresas e dificuldades de entendimento sobre o sistema de premiações. As políticas também devem ser comunicadas e disponibilizadas para consulta para evitar divergências”, comenta Wander.

Permita a flexibilização

Segundo o especialista, as pessoas possuem necessidades únicas e quanto mais você conseguir satisfazer as demandas de modo personalizado, melhor será o efeito na retenção de talentos. 

Defina metas e acompanhe o desempenho

Wander também alerta que para conseguir um retorno do seu investimento, será preciso atingir um ganho mínimo. Por isso, é fundamental estabelecer uma meta e monitorar o desempenho. “Alguns ganhos podem ser difíceis de mensurar, como o impacto do aumento da satisfação dos colaboradores. No entanto, a variação da taxa de retenção, a diminuição de faltas, o aumento de produtividade e outros indicadores objetivos vão permitir um ótimo rastreio”, explica o especialista.

Solicite feedback

Por fim, Wander comenta sobre a importância do feedback, e afirma que conversar com seus colaboradores periodicamente pode gerar melhorias. Para o especialista, os insights oferecidos nesses momentos podem trazer um ramo de ideias sobre diversos aspectos e gerar adaptações que melhoram continuamente a satisfação dos colaboradores.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:  LinkedIn,   Instagram  Facebook

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade