Pesquisa mostra que consumidor está mais disposto a comprar de empresas que impulsionam doações

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Reportagem SA+ -

Drogarias e supermercados são os estabelecimentos que mais oferecem opção de doação no caixa

Foto: Divulgação

Consumidores estão cada vez mais atentos a empresas a empresas que oferecem opções de doação nos caixas. Estudo Varejo com Causa: como redes varejistas impulsionam doações no Brasil, encomendado pela Editora MOL, o Movimento Arredondar e a consultoria CAUSE – três organizações que conectam marcas a causas e ONGs – mostra a importância dos estabelecimentos comerciais no fortalecimento da cultura de doação e no impacto das ONGs no país.

De acordo com o levantamento, 77% dos consumidores consultados têm uma imagem mais positiva das redes que oferecem mecanismos para facilitar doações.

Entre as 278 empresas mapeadas na primeira fase, as drogarias (78%) e os supermercados (52%) aprecem como campeões de ações de doação. Essas empresas afirmaram que apóiam as causas sociais disponibilizando a venda de produtos sociais ou convidando clientes a arredondar o valor da compra e doar o troco. Em contrapartida, lojas de departamento e eletromóveis não possuem praticamente nenhuma iniciativa de doação oferecida aos clientes.

Já na segunda fase, foi realizada uma pesquisa quantitativa online na plataforma da MindMiners com 600 consumidores, sendo 400 doadores e 200 não doadores. Os dados encontrados destacam grande preocupação com problemas socioambientais (74%) e a percepção de que, depois do governo, indivíduos e empresas devem contribuir com a solução desses problemas. É nesse cenário que as redes varejistas podem protagonizar ações sociais.

"Os dados mostram, pela primeira vez, que o varejo não só impulsiona doações, como reforça o papel dos clientes nessa iniciativa”, destaca Monica Gregori, sócia-diretora da CAUSE, consultoria que conecta marcas com o terceiro setor. “Tanto doadores como não doadores enxergam as empresas que possuem mecanismos de doação como grandes facilitadoras no apoio das causas."

81% dos entrevistados afirmaram ainda que voltariam a fazer compras em lojas que possibilitam doações e o porcentual sobe para 89% quando considerado os consumidores que já fazem doações.

Outro ponto importante, é que 78% dos não doadores declararam que passariam a doar caso existissem mecanismos facilitadores para doações na loja. 

"As pessoas querem ser solidárias, mas precisam de um processo fácil, seguro e transparente", diz Beatriz Bouskela, diretora-executiva do Movimento Arredondar, ONG que apoia o terceiro setor mobilizando microdoações de centavos de troco. "As empresas podem – e devem – abrir possibilidades para que seus clientes contribuam com causas socioambientais, todos os dias, ao fazer uma compra."

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