Walmart volta a realizar promoções agressivas

Reportagem SA+ -

Política de "preço baixo todo dia" foi abandonada pela nova direção

Sob o comando da Advent International, o Walmart Brasil abandonou a antiga política de "preço baixo todo dia" e já realiza promoções agressivas em suas lojas. A empresa primeiro buscou melhorar o abastecimento das lojas e, na sequência, aumentou o ritmo de ofertas, inclusive com divulgação na mídia.

Segundo uma fonte ouvida pela jornal Valor Econômico , o baixo crescimento nas vendas durante o segundo semestre de 2018 forçou o Walmart Brasil a ser mais agressivo em ofertas, algo que tem ocorrido nas últimas semanas. Mesmo em produtos de maior desembolso, como alguns itens de limpeza e higiene pessoal, a rede oferece oportunidades como a de comprar uma segunda unidade com 50% de desconto, prática também adotada por concorrentes.

Contratações e mais agilidade

A política de preços não é a única mudança em andamento no Walmart Brasil. A empresa está revisando também aspectos da estrutura comercial, um dos principais focos de Luiz Fazzio, a frente da empresa desde agosto do ano passado. Inclusive, já passou a adotar áreas comerciais regionais pelo País, abrindo mão do modelo centralizado.  

Conforme apurou o Valor Econômico, Fazzio, que foi CEO do Carrefour Brasil entre 2009 e 2013, trouxe em 2018 executivos da rede francesa para trabalhar com ele no Walmart. Um dos contratados é o francês Daniel Mora, ex-diretor comercial e de marketing dos hipermercados Carrefour na França, que agora atua como diretor-executivo comercial do Walmart Brasil, sendo um dos homens de confiança de Fazzio.

Outra contratação é a de Ana Paula Santos, que retorna ao Walmart após período como diretora de recursos humanos do Carrefour. Na época em que Fazzio foi CEO do Carrefour, Ana Paula trabalhou com ele e com Daniel Mora. Para a diretoria-executiva de transformação, o escolhido foi Fernando Lunardini, também ex-Carrefour e velho conhecido dos atuais executivos do Walmart Brasil. 

Para garantrir maior agilidade, a rede varejista eliminou a função de vice-presidente operacional. O último executivo a ocupar a função foi Bernardo Perloiro, que deixou o Walmart Brasil em agosto do ano passado. "Antes da Advent entrar, todas as bandeiras se reportavam a esse executivo, e agora todas tratam diretamente com Fazzio, para agilizar algumas tomadas de decisão", disse ao jornal Valor Econômico um diretor cujo nome não foi revelado.

Fonte: Valor Econômico