Seis possibilidades para sua carreira além de subir de cargo

Reportagem SA+ -

A especialista Bia Nóbrega explica por que ser promovido não é o único indicador positivo do seu trabalho

Subir de cargo na empresa, ser promovido. Por muito tempo, isso era considerado condição fundamental para o sucesso na carreira. Atualmente, não é bem assim. "É importante assimilar que 'mobilidade de carreira' é diferente hoje em dia e existem mais opções do que simplesmente subir a famosa escada corporativa", explica Bia Nóbrega , coach, mentora, palestrante, conselheira e executiva há mais de 22 anos na área de Recursos Humanos.

Segundo a especialista, existem ao menos seis possíveis estratégias de carreira além da escalada hierárquica. Confira:

- As experiências de enriquecimento permitem que você aprenda novas habilidades ou adicione responsabilidades à função atual.

- Já as experiências exploratórias são atribuições de curto prazo que lhe permitem tentar algo novo.

- Os movimentos laterais expandem a sua rede e trazem boas oportunidades dentro e fora do ambiente profissional.

- Com o realinhamento, você dá um passo intencional para trás para mudar o foco e procurar o que é realmente importante para o desenvolvimento.

- A verticalidade é normalmente uma promoção ou algum outro passo para cima.

- E por vezes a solução é sair da organização, já que em alguns casos a expectativa de permanecer em um lugar, com uma função de maior responsabilidade, não será realizada.

Ainda assim, lembra Bia, algo fundamental para ter sucesso nesse caminho é não pensar na sua carreira de modo tradicional, linear e previsível. "Uma boa carreira é a proteana: multilinear e multidirecional. Ou seja, ela é sem fronteiras, autodirigida e caracterizada especialmente pela flexibilidade, pelo limite estreito entre os interesses profissionais e pessoais, pela busca de condições de trabalho mais gratificantes e pela qualidade de vida, em que o que é produzido profissionalmente deve ter um novo significado pessoal", garante.