Segmento específico deve ter aumento de procura na seção de limpeza

Reportagem SA+ -

Heloisa Glad, vice-presidente de vendas Brasil da Reckitt Benckiser, analisa mudanças nos hábitos dos consumidores que tendem a se manter mesmo depois da pandemia

Diante da pandemia da COVID-19, o sortimento das lojas precisa ser permanentemente revisitado, segundo Heloisa Glad (foto), vice-presidente de vendas Brasil da Reckitt Benckiser  (RB). Ela acredita que o reforço constante das orientações de higiene e limpeza está gerando mudanças de hábito que serão mantidas após a crise. “Segmentos como o de desinfecção segura, por exemplo, cuja penetração no mercado ainda é pequena, deverá se desenvolver de forma acelerada e é preciso acompanhar esse movimento”, alerta.

A executiva se refere aos desinfetantes para superfícies especializados em combater vírus e bactérias, a exemplo do Lysol , produto da RB de grande sucesso no exterior e que acaba de ser lançado em aerossol no mercado brasileiro –  inicialmente, será comercializado nas lojas do GPA, nas farmácias do Grupo Raia Drogasil e no portal da Amazon . "Estamos confiantes de que esse lançamento vai auxiliar os brasileiros a quebrarem a cadeia de infecção de vírus e bactérias", acredita. No mesmo segmento, a marca Veja conta com um produto específico indicado na limpeza e desinfecção de superfícies laváveis:  Veja-X14 Cloro Ativo . A empresa ressalta que, por ter sido detectado há poucos meses, ainda não é possível afirmar que ambos os produtos atuem diretamente no combate ao novo Coronavírus.

Vendas online

Heloisa ressalta também o avanço do e-commerce, o que garante ao consumidor mais conveniência, e à indústria e ao varejo, a oportunidade de entender melhor o consumidor/shopper e, assim, customizar ofertas e promoções.  A vice-presidente de vendas Brasil da RB enxerga oportunidades nas plataformas de CRM com ativações diferenciadas. Em relação às entregas, ela destaca o aumento das plataformas last mile, como Rappi, que auxiliam a cadeia a atender rapidamente o consumidor.

A executiva avalia, ainda, que a situação gerada pelo novo Coronavírus requer uma proximidade ainda maior entre indústria e varejo alimentar.  “Mudanças importantes estão acontecendo e temos de entender, de forma conjunta, o que fazer para adaptarmos produtos e experiências de compra,” declara.  Segundo Heloisa Glad, o varejo tem bastante informação sobre o comportamento dos shoppers e de como as mudanças estão se refletindo no sell-out. E a indústria tem insights sobre o futuro das categorias e as inovações. “Acredito que essa troca de experiências nos ajudará a oferecer um atendimento cada vez melhor ao consumidor,” completa.

No pós-Covid-19, mudanças podem ocorrer, por exemplo, na organização do layout de lojas e gôndolas. "O consumidor voltará ao varejo físico, mas vai querer uma missão de compra curta, objetiva. Os produtos desejados devem estar bem visíveis, fáceis de encontrar", ressaltou Heloisa Glad durante o SA Varejo Webinar Series #4.

Acesse o link para fazer sua inscrição para o próximo webinar de SA Varejo, que acontecerá na próxima quinta-feira (7/5), às 9h:   https://us02web.zoom.us/webinar/register/6015880007637/WN_OzZFjSf3T9uIM2ZMofuGxg