Saiba qual é o aspecto mais importante na decisão de compra online

Reportagem SA+ -

Conheça também outros pontos valorizados pelos clientes do e-commerce

Pesquisa com 5.369 consumidores das classes A, B e C constatou que preço é o fator mais importante para o brasileiro na hora de escolher a loja para comprar online, citado por 48% dos respondentes. Essa é a sexta edição do levantamento, realizado pelo site comparador de preços Zoom , em parceria com a Consumoteca.

O resultado foi semelhante ao do ano passado, quando 49% dos consumidores mencionaram escolher a loja online em que encontram o produto mais barato. A experiência de compra, que já liderou o ranking nos primeiros anos da pesquisa, foi dessa vez o segundo critério mais citado, mencionado por 41% dos consumidores ouvidos, exatamente o mesmo índice registrado em 2018.

Checar se há queixas da loja no site "Reclame Aqui" e observar as avaliações de clientes anteriores são outros fatores bastante considerados, respectivamente por 32% e 31% dos respondentes. 

Na opinião de Thiago Flores, CEO do Zoom, o consumidor brasileiro está mais maduro e exige excelência em todos os serviços prestados. “Nos primeiros anos da pesquisa, questões como a confiança na entrega lideravam o ranking. Com o passar do tempo, e o amadurecimento do e-commerce, essas questões perderam um pouco de força. Atualmente, os consumidores estão se preocupando, cada vez mais, com a experiência oferecida pelas lojas e pesquisam bastante sobre as suas reputações, antes de finalizar a compra”, analisa.