Saiba por que você não deve ter vergonha de fazer networking

Reportagem SA+ -

Alguns profissionais ainda associam a prática a "pessoas interesseiras", mas especialista diz que essa crença não é verdadeira

Ainda há quem torça o nariz para o networking, associando essa iniciativa a uma prática egoísta e até mesmo antiética. Mas essa crença, além de não ser verdadeira, pode prejudicar a carreira.

Nas palestras que realiza, José Augusto Minarelli, presidente da consultoria de transição de carreira Lens & Minarelli , costuma ouvir de alguns profissionais a seguinte opinião: "networking é coisa de gente interesseira".  Prontamente, o especialista trata de corrigir essa percepção.

"Na verdade, networking é uma ação de reciprocidade, é uma relação ganha-ganha", faz questão de destacar. Para Minarelli, estabelecer e cultivar uma rede de contatos significa somar as suas possibilidades com a dos outros, de forma que ambas as partes saiam ganhando, mesmo que em momentos diferentes.

Essa iniciativa é oposta ao ato de se aproximar de alguém no âmbito profissional por mero interesse. "Quem quer explorar o próximo poderá até fazer isso uma vez, mas perderá seu crédito nas ocasiões futuras", resume o presidente da consultoria Lens & Minarelli. 

 

Fonte: Exame